X

ENEM terá recursos de acessibilidade para novas provas

ENEM terá recursos de acessibilidade para novas provas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece 15 recursos diferentes para que pessoas com deficiência realizem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de 1% dos inscritos, em 2019, solicitaram atendimento especializado, o que corresponde a mais de 50 mil pessoas.

O Enem 2019 tem 5,1 milhões de participantes confirmados. O Inep já confirmou a inscrição de 5.277 pessoas que terão atendimento específico. Entram nessa categoria pessoas em situação de classe hospitalar, gestantes, lactantes, idosos e outras condições específicas.

Entre os recursos oferecidos pelo Inep, estão o apoio para pernas e pés, mesa para usuários de cadeira de rodas, salas de fácil acesso e prova impressa em braile.

Para os participantes com baixa visão, o Inep também disponibiliza as provas nas modalidades ampliada ou superampliada, que são impressas com fontes caligráficas maiores e com imagens aumentadas. Os participantes que apresentaram laudo, declaração ou parecer que comprove a necessidade de tempo adicional poderão dispor de um acréscimo de 60 minutos diários para realizarem suas provas.

 Enem em Libras

Relacionadas

Iniciativa direcionada à comunidade surda e deficiente auditiva que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua. O Enem em Libras garante editais, videoprovas, cartilhas e campanhas de comunicação em Libras. 

Os vídeos possuem orientações gerais para os dias de prova, o que levar e o que não levar, quais documentos de identificação são aceitos, onde encontrar material de estudo em Libras, quais as principais datas do cronograma do Enem, onde e quando consultar o local de exame, e por que imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição. 

Videoprova

A videoprova atende às necessidades dos participantes com deficiência auditiva e surdez que utilizam Libras como primeira língua. Desde 2017, o Inep passou a oferecer este formato de exame e, em 2018, aprimorou a ferramenta, lançando a Plataforma Videoprova em Libras. Nela, os participantes encontram os enunciados das questões e opções de respostas, em vídeo, além dos gabaritos, o que permite aos participantes estudar os conteúdos por meio de materiais com o mesmo formato da aplicação.