X

Vistoria de imóvel novo: saiba o que deve ser observado na construção antes de aceitar as chaves

Vistoria de imóvel novo: saiba o que deve ser observado na construção antes de aceitar as chaves. Antes do tão esperado momento de pegar as chaves de um imóvel adquirido na planta, o comprador deve fazer a vistoria na construção. Trata-se uma etapa prevista no contrato com a incorporadora, para a identificação de possíveis defeitos na obra. Caso alguma incorreção seja detectada, esse é o melhor momento para reclamar, até porque determinadas imperfeições não podem ter o reparo reivindicado depois que já há alguém morando no local.

O corretor de imoveis João Bielinski, diretor-geral comercial da Lopes Rio, explica que, durante a vistoria, uma equipe de engenharia da construtora fica responsável por anotar e analisar todas as queixas do comprador do imóvel. Defeitos de fácil identificação como porcelanato trincado, vidros ou pedras quebradas, portas ou janelas empenadas e borrachas de proteção ressecadas devem ser vistos na hora, para a solicitação de troca ou conserto.

— São detalhes que podem ser danificados pelo morador. Por isso, a pessoa não pode reclamar depois — disse.

Agilidade no reparo

Relacionadas

Também é importante abrir todas as torneiras e apertar as descargas, para verificar se estão funcionando. Outra dica é jogar água na varanda para checar se há algum desnível no piso que a impeça de escorrer para o ralo. Demais falhas observáveis na estrutura são infiltrações e rachaduras. Não é preciso levar um técnico à vistoria, mas o comprador pode chamar outras pessoas para ajudá-lo na tarefa.

Todo imóvel comprado na planta tem garantia de cinco anos para a obra e os materiais (louças e torneiras instaladas, por exemplo). Por isso, problemas maiores, mesmo que não identificados no momento da vistoria, podem ser reparados mais tarde. No entanto, a reclamação antes da entrega das chaves facilita o processo.

— É mais fácil resolver enquanto não tem ninguém morando. Na época da vistoria, existe uma equipe técnica da construtora para fazer os consertos de forma ágil. Depois que o imóvel é ocupado, o transtorno é maior — afirmou Bielinski.

Após os reparos serem realizados, é marcada uma nova vistoria. O comprador somente deve aceitar as chaves quando estiver satisfeito com o serviço. Fonte Extra Online