Carta de Concessão do INSS pode ser retirada pela internet no Portal Meu INSS

Carta de Concessão do INSS pode ser retirada pela internet no Portal Meu INSS. Os segurados podem retirar a Carta de Concessão no Meu INSS. Esse documento informa o resultado da solicitação de um benefício, como aposentadorias, pensões, auxílios ou benefício assistencial – ou seja, se ele foi concedido ou indeferido. No caso da concessão do benefício, a carta explica a fórmula de cálculo para apuração da renda mensal inicial e traz informações sobre o banco responsável pelo pagamento.

A Carta de Concessão apresenta também a Memória de Cálculo dos valores, assim como traz a certidão utilizada para recebimento de PIS/PASEP/FGTS (essa certidão só é disponibilizada para benefícios como aposentadorias, pensões e Benefício de Prestação Continuada/BPC-Loas). Por esse motivo, esse documento é importante e deve ser guardado com cuidado pelo segurado.

A carta é enviada para o endereço cadastrado nos sistemas do INSS. Ela está disponível na Internet e pode ser consultada através do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.

Modernização – Está modernizando a prestação dos serviços para melhorar o atendimento aos cidadãos. Desenvolvido pela Dataprev, pode ser acessado pelo computador ou smartphone.

Para fazer o cadastro no Meu INSS, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para a Central 135 e, em último caso, ir à agência.  A senha do Meu INSS é pessoal e intransferível.