X

Lagarde, do BCE, aponta sinais de estabilização do crescimento da zona do euro

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira que há sinais de estabilização do crescimento da zona do euro e que a instituição vai agir da forma apropriada para impulsionar a inflação da região para a meta oficial, que é de uma taxa ligeiramente inferior a 2%.

Segundo Lagarde, os riscos para o crescimento continuam sendo de baixa e incluem o aumento do protecionismo, mas estão “um pouco menos pronunciados”.

Mais cedo, o BCE manteve suas taxas de juros inalteradas e disse que continuará comprando 20 bilhões de euros em ativos mensalmente por meio de seu programa de relaxamento quantitativo (QE, pela sigla em inglês), que foi retomado em novembro.

Relacionadas

Seguindo a linha do comunicado do BCE, Lagarde disse que o QE vai terminar pouco tempo antes de a instituição voltar a elevar juros. Ela ressaltou que cortes de juros do passado ajudaram a sustentar a economia.

Lagarde afirmou ainda que há sinais de que a inflação da zona do euro está ganhando força, apesar do crescimento ainda fraco da zona do euro.