X

Ex-chefe de petroleira mexicana é preso na Espanha

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – A polícia espanhola prendeu nesta quarta-feira o ex-executivo-chefe da petroleira estatal mexicana Pemex, Emilio Lozoya, que era procurado devido a acusações de corrupção de um caso envolvendo a construtora brasileira Odebrecht, informaram a polícia da Espanha e o advogado de Lozoya.

Lozoya foi detido na cidade espanhola de Málaga, disse a polícia. O caso em que ele é acusado é o maior processo anti-corrupção desde que o presidente Andrés Manuel López Obrador tomou posse em dezembro de 2018, e ameaça alcançar autoridades de alto escalão do governo anterior.

Lozoya foi um dos aliados mais próximos do ex-presidente Enrique Peña Nieto e administrou a Pemex de 2012 a 2016.

O advogado de Lozoya, Javier Coello, disse à mídia local que o procurador-geral mexicano pediu a detenção de seu cliente devido a caso de corrupção da Odebrecht e a acusações de suborno.

Relacionadas

A investigação sobre Lozoya está concentrada em transferências de dinheiro feitas a uma empresa de fachada supostamente criada pela Odebrecht para pagar subornos. A empresa de fachada supostamente enviou os fundos a Lozoya e seus parentes.

Lozoya negou qualquer irregularidade, e seu advogado disse que está preparando sua defesa.

(Por Emma Pinedo Gonzales e Raul Cortes)