X

Bombeiro oferece apresentação de trompete das alturas no Equador

QUITO (Reuters) – Há vários dias um bombeiro equatoriano sobe no caminhão de sua unidade em Quito e se eleva a 20 metros de altura para cumprir sua nova tarefa: oferecer concertos de trompete para as famílias que há quase um mês estão confinadas por conta da pandemia de coronavírus que atingiu duramente o país sul-americano.

Luis Quimbita, que está no Corpo de Bombeiros há seis anos, interpreta canções tradicionais para que os moradores da cidade andina de Quito possam se abstrair, nem que seja por alguns minutos, da dura realidade imposta pela doença.

“Quero dar um pouco de alegria nestes momentos de tristeza que estamos passando na quarentena”, disse Quimbita por telefone à Reuters. “A música se encarrega de dar alegria”.

Relacionadas

Antes de interpretar as canções, o bombeiro sobe portando uma bandeira do país para chegar com sua música a mais famílias em conjuntos habitacionais em bairros do norte e do sul da cidade.

A reação da população, comenta, é sua melhor recompensa. Entre aplausos, canto e gritos de agradecimento, as famílias encorajam o bombeiro, que nunca antes havia subido em um palco com seu trompete, apesar de ter aprendido a tocar quando tinha 15 anos.

“No começo, eu sentia um pouco de medo devido à posição, mas você vai tomando gosto e me dá alegria porque estou fazendo música, que é o que eu mais gosto”, acrescentou.