X

Governadores do NE querem reforço de médicos brasileiros sem diploma validado

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – Os governadores dos nove estados do Nordeste solicitaram ao ministro da Saúde, Nelson Teich, que autorize a atuação dos cerca de 15 mil médicos brasileiros que cursaram medicina no exterior, mas não tiveram seus diplomas validados no Brasil, durante a pandemia do novo coronavírus.
Em carta enviada ao ministro, os governadores destacaram que a gravidade do momento exige medidas para ampliar o quadro de médicos do país, garantindo a assistência à saúde aos brasileiros.
Esses profissionais seriam integrados ao Sistema Único de Saúde e passariam por um processo de validação dos diplomas por meio de programas de complementação curricular e avaliação na modalidade ensino-serviço, com o apoio de universidades públicas federais e estaduais.
“Precisamos muito desta mão de obra de médicos. Nesta escassez que nós temos, e vamos ter ainda mais, é um reforço importantíssimo”, afirmou o governador da Bahia, Rui Costa (PT), presidente do Consórcio Nordeste.
A medida foi adotada por sugestão do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Nordeste, formado por pesquisadores que estão dando apoio aos governos estaduais durante a pandemia, que externou a preocupação de uma possível escassez de profissionais de saúde durante a pandemia.

Relacionadas