X

Tempo ruim em julho pode afetar safra de grãos da Rússia, diz serviço climático

MOSCOU (Reuters) – A Rússia verificou na primeira quinzena de julho um clima desfavorável ao cultivo de grãos de primavera (no Hemisfério Norte) e pode enfrentar uma revisão para baixo nas estimativas para a safra de 2020, disse nesta quinta-feira o diretor de ciências do Centro Hidrometeorológico local, Roman Vilfand.

O país, segundo maior exportador de trigo do mundo, atrás apenas da União Europeia, está colhendo sua safra em meio a um tempo seco em algumas regiões e a chuvas em outras — ambos no momento errado para o desenvolvimento das culturas.

“A situação foi difícil na primeira quinzena de julho, bem mais difícil do que em junho”, disse Vailfand a repórteres em Moscou. “É possível que haja alguns ajustes, talvez uma redução nas estimativas para a safra.”

Mesmo assim, a Rússia ainda caminha para colher uma grande safra de grãos neste ano, em linha com a média dos últimos anos, segundo Vilfand. Ele não forneceu um número exato para a produção.

Relacionadas

Em 10 de julho, o Ministério da Agricultura do país manteve inalterada sua previsão para a safra 2020 de grãos — de 122,5 milhões de toneladas, incluindo 75 milhões de toneladas de trigo.

Ikar e SovEcon, as duas principais consultorias agrícolas de Moscou, reduziram nesta semana suas estimativas para a safra de trigo do país, devido aos baixos rendimentos em algumas áreas — para 76,5 milhões de toneladas e 79,7 milhões de toneladas, respectivamente. [nL2N2EL1EE]

(Reportagem de Polina Devitt e Olga Popova)