X

Portal gov.br completa um ano com mais de 72 milhões de pessoas cadastradas

    Categories: Benefícios

O portal único gov.br completa um ano trazendo inovação e facilidades para o cidadão. Antes, as informações e serviços do Governo Federal podiam ser encontrados em diferentes canais. Com o gov.br, essa realidade mudou. O portal unificou os canais digitais do Governo Federal e simplificou o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e informações.

Atualmente, dos 3.655 serviços no portal, 59% são digitais, ou seja, podem ser feitos sem sair de casa. Além disso, 45 sites de governo já migraram para o portal único. Os números mostram que aumento no atendimento digital. Em janeiro, eram 4,6 milhões de acessos de diferentes pessoas. Em junho, já eram 12,1 milhões de usuários.

A reunião das informações institucionais, notícias e serviços públicos prestados pelo Governo Federal em um só portal foi definida pelo Decreto 9.756/19 para oferecer ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais. 

“Esses conteúdos estavam dispersos em diferentes endereços, de diferentes órgãos públicos. E o projeto de unificação de canais digitais do Governo Federal fez com que, em um único endereço, o gov.br, o usuário pudesse consumir mais de 3,6 mil serviços públicos e informações de diferentes instituições públicas”, disse o diretor do departamento de experiência do usuário de serviços públicos, Joelson Vellozo Júnior.

A meta é que, até o final deste ano, os principais sites do Governo Federal estejam integrados, tornando o gov.br a entrada única para as páginas institucionais da Administração Federal. Com a centralização de cerca de 1,6 mil sites, a economia estimada é de R$ 100 milhões ao ano, com custos de manutenção e desenvolvimento.

Os três primeiros sites a migrar foram o de Serviços, o Governo do Brasil e o Palácio do Planalto. Até o momento, 45 sites fizeram a migração, mas a meta é que todos passem para o gov.br. Cada órgão continua a ter a sua página institucional, com autonomia de gestão, mas elas ficam abrigadas no portal único.

“Do lado do cidadão esse é um benefício de tornar mais fácil, mais acessível, esse consumo de informações e de serviços. Do lado do Estado, o benefício é a gestão centralizada de um contrato de manutenção, desenvolvimento e hospedagem de sites que, por ser centralizado, tem um ganho de escala muito maior do que nos tempos em que cada órgão administrava seu contrato”, disse Joelson Vellozo Júnior.

Relacionadas

Aplicativos

A unificação de canais prevista pelo Decreto 9.756/19 também engloba os aplicativos móveis. Em junho de 2019 foi criada a conta única gov.br na loja de Google Play, que já conta com mais de 100 aplicativos migrados, entre eles, Meu INSS, Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp Cidadão) e o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Hoje, os aplicativos do Governo Federal mais baixados e ativos nos celulares da população são:

  • Carteira de trabalho digital
  • Carteira digital de trânsito
  • Meu INSS
  • Senha única de acesso aos serviços 

    Atualmente, o cidadão só precisa memorizar apenas um login e uma senha para acessar uma diversidade de serviços públicos pela internet. Com a facilidade do login único, o número de pessoas cadastradas na ferramenta já ultrapassou a marca de 70 milhões de usuários. Isso corresponde a aproximadamente um terço da população brasileira.

Entre os serviços mais solicitados, atualmente, estão a Carteira de Trabalho Digital, o Meu INSS, o site da Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e a Carteira Digital de Trânsito.

 Quer saber mais sobre o portal? Acesse: gov.br/sobre