X

Argentina planeja redução temporária de taxas de exportação de soja, diz fonte

Por Hugh Bronstein e Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) – A Argentina planeja reduzir temporariamente as taxas de exportação de soja e farelo de soja em três pontos percentuais, para 30%, com o objetivo de estimular as receitas geradas pelos embarques, em momento em que o país enfrenta uma recessão e vê as reservas internacionais diminuírem, disse uma fonte agrícola local nesta quinta-feira.

O corte de impostos, que deve ser anunciado ainda nesta quinta, duraria até o final do ano. A tarifa de 33% sobre os embarques seria restabelecida em janeiro, segundo a fonte, que possui conhecimento direto da situação.

“O governo está trabalhando em diferentes medidas, mas não houve nenhuma negociação com o setor agrícola a esse respeito. Então, o governo vai tomar medidas unilaterais em relação à soja e aos derivados da soja”, disse a pessoa.

Relacionadas

“Eles vão reduzir as taxas de exportação em três pontos até o final do ano, e restabelecer as tarifas para os níveis atuais em janeiro”, acrescentou a fonte, que vive em Buenos Aires. “O governo espera que isso induza os agricultores a impulsionar as vendas, mas não há uma certeza quanto a isso.”

O Ministério da Economia argentino não respondeu de imediato a um pedido por comentários.