Veja como usar os serviços mais buscados do Meu INSS

Veja como usar os serviços mais buscados do Meu INSS. Desde julho de 2018, pedidos de benefícios do INSS, agendamento de perícia médica, histórico de contribuições previdenciárias e extrato de pagamentos podem ser acessados pela internet, pelo computador ou celular, dispensando a ida às agências do INSS.

Na pandemia, com as agências fechadas por seis meses, o portal Meu INSS foi o principal acesso de beneficiários e segurados ao instituto. São mais de 90 serviços disponíveis. Entre os mais buscados estão os de consulta a extratos de pagamento, de empréstimos e de contribuição.

O Meu INSS está na plataforma de governo gov.br. Para fazer o cadastro é preciso informar CPF, nome completo e data de nascimento e responder a algumas perguntas sobre seu histórico de contribuições.

Após o login, a maioria dos serviços pode ser feita a distância, exceto os que dependem de avaliação médico-pericial, avaliação social, apresentação de defesa por escrito para casos de irregularidades, prova de vida não resolvida pelo banco, cópia de laudos médicos e a entrega de documento para o cumprimento de alguns tipos de exigência, que são agendados, pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

A plataforma permite ainda a emissão de extratos e relatórios e o acompanhamento do pedido realizado. “Por vezes o cumprimento de exigência pode ocorrer via Meu INSS, mas dependendo da análise do INSS, pode ser solicitado a apresentação do documento em uma unidade de atendimento, o que deve ser previamente agendado”, afirma o INSS, em nota.

Até novembro de 2020, dado mais recente do instituto, mais de 669 mil pedidos dependiam da entrega de documentos por parte do segurado para sair da fila de análise. Se o prazo não é cumprido, o pedido é indeferido sem análise.

Para quem está prestes a se aposentar, a opção “Simular Aposentadoria” pode ajudar no planejamento. As simulações estão de acordo com as regras implantadas pela reforma da Previdência, mas não garantem direito à aposentadoria. O benefício só será concedido após análise da documentação pelos técnicos do INSS.