Especialista da Dataprev fala de estratégia para empresas enfrentarem ataques cibernéticos

Superintendente de Operações Bruno Manhães participou de painel sobre segurança da informação

O superintendente de Operações da Dataprev (SUOP), Bruno Manhães, participou, na manhã desta terça-feira (16), do “Painel de Incidentes de Segurança. Como acompanhar os ataques?”, no evento Security Leaders, promovido por Conteúdo Editorial, Security Report e TVD. O tema central do evento foi “O ecossistema seguro, a real resiliência cibernética”.

O especialista falou sobre estratégias de mitigação de ataques cibernéticos. Para ele, é fundamental que as empresas adotem um conjunto coordenado de ações de segurança. Que englobam, entre outras medidas:

– Um bom plano de crise;

– Manutenção dos sistemas atualizados;

– Emprego de ferramentas de segurança de ponta;

– Estabelecimento de parcerias sólidas com fornecedores;

– Capacitação e treinamento das equipes que lidam com incidentes.

Home office

“Com a pandemia, o tema segurança da informação passou a ter uma relevância ainda maior”, afirmou. Isso porque ele acredita que, ao que tudo indica, haverá uma grande quantidade de empresas que, mesmo após o fim da pandemia, manterão parte do seu quadro em home office. “Por isso, o tema vai permanecer em alta e será cada vez mais estratégico para as empresas”, disse o superintendente.

Se x quando

Manhães falou ainda que é muito importante que as áreas operacionais estejam conscientes que a segurança deve ser colocada em primeiro lugar. “As empresas devem considerar que não se trata de ‘se’ haverá uma ameaça, mas ‘quando’ ela ocorrerá”, garantiu. Na sua opinião, tão logo uma ameaça seja detectada, é fundamental que o ambiente seja imediatamente parado para que seja feito o tratamento adequado por parte do time de resposta a incidentes.