X

Presidente da Tóquio-2020 visita centro LGBTQ e enfatiza diversidade

A presidente do comitê dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, Seiko Hashimoto, visitou o primeiro centro LGBTQ permanente do Japão nesta terça-feira e enfatizou o compromisso dos organizadores das Olimpíadas em facilitar a compreensão do público sobre as questões que envolvem as minorias sexuais.

Sua visita ao Pride House Tokyo Legacy, o primeiro centro permanente do Japão para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e comunidade queer, é seguida a uma série de gafes cometidas por funcionários do comitê organizador que levantaram dúvidas sobre o compromisso da organização com a diversidade e inclusão.

“Como o comitê organizador está se preparando para receber atletas de todo o mundo, gostaríamos de aprofundar nosso entendimento e enfrentar com firmeza a questão do consenso na diversidade”, disse Hashimoto aos membros do centro.

O ex-presidente de Tóquio 2020 e ex-primeiro-ministro, Yoshiro Mori, deixou o cargo em fevereiro após fazer comentários sexistas, enquanto o diretor artístico das Olimpíadas de Tóquio, Hiroshi Sasaki, renunciou em março após fazer um comentário depreciativo sobre uma popular artista japonesa.

Relacionadas

“Precisamos agir agora para que possamos olhar para trás e dizer que os Jogos de Tóquio-2020 foram um ponto de virada no que diz respeito à diversidade e ao entendimento das questões LGBTQ”, disse Hashimoto.

As Olimpíadas prorrogadas estão marcadas para iniciar em 23 de julho.

(Por Kiyoshi Takenaka)