X

Prefeitura de SP reduz limite de velocidade em 24 vias

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Prefeitura de São Paulo reduziu de 50 km/h para 40 km/h o limite de velocidade em 24 ruas e avenidas espalhadas pela cidade. As alterações entraram em vigor na última segunda-feira (3), de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

“A redução das velocidades máximas permitidas proporciona mais segurança ao tráfego e está alinhada com as políticas públicas mundiais para redução de acidentes e mortes no trânsito, incluindo a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU [Organização das Nações Unidas]”, diz a secretaria.

A pasta informa que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sinalizou os locais para alertar os motoristas a respeito das alterações.

Relacionadas

Em 2015, quando o prefeito de São Paulo era Fernando Haddad (PT), diversas vias da capital paulista tiveram o limite de velocidade reduzido. Entre os locais que foram alvo de muitas críticas dos paulistanos estavam as marginais Tietê e Pinheiros, cujos limites caíram de 70 km/h para 50 km/h na pista local; de 70 km/h para 60 km/h na central e de 90 km/h para 70 km/h na expressa.

No ano seguinte, o então prefeito João Doria (PSDB) aumentou os limites para 90 km/h na pista expressa, 70 km/h na central e 60 km/h na local.

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que os valores das multas para quem ultrapassar os limites de velocidade variam entre R$ 130,16 a R$ 880,41, dependendo do percentual do excedente em relação à velocidade regulamentada.