Veja como segurado faz para marcar no INSS um pedido de perícia médica

Veja como segurado faz para marcar no INSS um pedido de perícia médica Quem pode marcar Perícia Médica no INSS Serviço para pedir:

  • auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária) para quem precisa se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente);
  • continuação (prorrogação) do auxílio-doença;
  • perícia domiciliar ou hospitalar.

ATENÇÃO:
Caso o segurado não possa ir à perícia médica no dia e hora agendados, ele pode remarcar a perícia.

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoa que esteja doente e incapaz para o trabalho.

Pedir o serviço

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Agendar Perícia”.
  • Escolha entre “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver em benefício;
  • Clique em “Atualizar”;
  • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  • Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

Documentação em comum para todos os casos

  • Número do CPF

INSS: como solicitar o Auxílio-Acidente

INSS: como solicitar o Auxílio-Acidente Benefício para a pessoa que sofrer um acidente e apresentar sequelas definitivas que diminuam a sua capacidade para o trabalho. Essa situação é avaliada pela perícia médica do INSS.

Este benefício não impede a pessoa de continuar trabalhando, visto que trata-se de uma indenização.

Para outras informações, acesse: https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/auxilios/auxilio-acidente

Quem pode utilizar este serviço?

Segurado empregado (inclusive o doméstico), o trabalhador avulso e o segurado especial. 

Documentos para solicitação

Documentação em comum para todos os casos

  • Obrigatória
    • Número do CPF; Se for solicitada:
    • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
    • Documentos médicos que comprovem a diminuição da capacidade para o trabalho para análise da perícia médica do INSS.

O que é preciso para registrar Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT no INSS

Serviço para o trabalhador(a) ou a empresa comunicar um acidente de trabalho ou de trajeto, bem como uma doença ocupacional. O documento pode ser usado em outros órgãos além do INSS.

Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS, a não ser quando chamado para alguma comprovação.

Para outras informações, acesse: https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/auxilios/comunicacao-de-acidente-de-trabalho-cat

ATENÇÃO: A empresa onde o empregado acidentado  trabalha é obrigada a informar o acidente até o dia útil seguinte. Caso o acidente resulte em morte, a comunicação deve ser imediata.

Quem pode utilizar este serviço?

Empresa onde trabalha a pessoa vítima do acidente de trabalho ou de trajeto.

Caso a empresa não cumpra com esta obrigação, podem registrar a CAT:

• O próprio trabalhador(a);

• Dependentes do(a) empregado(a);

• Entidades sindicais;

• Médicos(a);

• Autoridades Públicas.

Preencher e enviar o Formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

  • Acesse o formulário;
  • Escolha o tipo de CAT;
  • Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

Documentação em comum para todos os casos

  • Informações do empregador (Razão social ou nome, tipo e número do documento, CNAE, Endereço, CEP e Telefone);
  • Informações do empregado acidentado (dados pessoais, salário, número da Carteira de Trabalho, Identidade, NIT/PIS/PASEP, Endereço, CEP, Telefone, CBO e área);
  • Dados sobre o acidente;
  • Dados sobre ocorrência policial, se houver;

Saiba como solicitar Extrato de Contribuição (CNIS) no INSS

Saiba como solicitar Extrato de Contribuição (CNIS) no INSS Serviço para pedir o documento que mostra todas as contribuições previdenciárias registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), em nome da pessoa.

Informa também:

  • nome do empregador;
  • o período trabalhado;
  • a remuneração/ salário recebido; e
  • as contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), por conta própria ou como prestador de serviço.

Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora.

 Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

 Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135.

Quanto tempo leva? Em média 30 minuto(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Fonte www.gov.br