Economia

Preços do petróleo caem US$10/barril em maior queda diária desde abril de 2020

Por Shadia Nasralla e Laura Sanicola e Jessica Resnick-Ault

LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo despencaram 10 dólares o barril nesta sexta-feira, sua maior queda em um dia desde abril de 2020, com uma nova variante do Covid-19 assustando os investidores e aumentando as preocupações de que um superávit de oferta poderia aumentar no primeiro trimestre.

O petróleo caiu junto com os mercados de ações globais devido ao temor de que a variante pudesse prejudicar o crescimento econômico e a demanda de combustível.

A Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá, Guatemala e os países europeus restringiram as viagens do sul da África, onde a variante foi detectada.

O petróleo Brent fechou em queda de 9,50 dólares, ou 11,6%, para 72,72 dólares o barril, uma queda semanal de mais de 8%.

O petróleo nos EUA fechou em queda de 10,24 dólares na sexta-feira, ou 13,1%, a 68,15 dólares o barril, caindo mais de 10,4% na semana em negociação de alto volume após o feriado do Dia de Ação de Graças na quinta-feira nos Estados Unidos.

“O mercado está considerando o pior cenário possível, em que essa variante causa grande destruição da demanda”, disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho.

Ambos os contratos caminham para sua quinta semana de perdas e suas quedas mais acentuadas em termos absolutos desde abril de 2020, quando o WTI ficou negativo pela primeira vez em meio a um excesso de oferta induzido por coronavírus.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAP0YD-BASEIMAGE

To Top