Economia

Ibovespa cede no final do pregão e fecha em queda com peso do exterior

O principal índice brasileiro de ações cedeu no final da sessão e fechou em queda nesta segunda-feira, sob influência de um cenário externo negativo. Ainda assim, a baixa foi inferior àquela anotada pelos principais índices em Wall Street.

O Ibovespa caiu 0,35%, a 107.383,32 pontos, na mínima do dia. O giro financeiro foi de 27,4 bilhões de reais.

O indicador chegou a subir 1,6% no começo da sessão. Mas a tendência negativa das bolsas em Nova York foi minando os ganhos da bolsa doméstica, até fechar no vermelho.

Nos EUA, as bolsas refletiram a expectativa para a reunião de política monetária do Federal Reserve — com anúncio sobre juros na quarta-feira — e com cautela sobre a variante Ômicron, em meio à notícia da primeira morte de pessoa infectada pela cepa, confirmada no Reino Unido.

O Nasdaq caiu 1,4%, enquanto o S&P 500 e o Dow Jones cederam cerca de 0,9% cada.

No Brasil, desempenho da Vale ajudou a aliviar perdas do Ibovespa.

“A alta nos preços do minério ajuda na sustentação de ‘blue chips’, em semana que conta com vencimento de opções sobre índice e sobre ações, movimento que tende a elevar volatilidade dos ativos”, diz Vitor Suzaki, analista do banco Daycoval.

Na pesquisa semanal Focus do BC, a estimativa de economistas e analistas mostrou a primeira queda para a inflação de 2021 após 35 semanas consecutivas de alta, enquanto a projeção para 2022 ficou estável depois de 20 semanas subindo — ainda que, em ambos os casos, estejam bem acima da meta.

Os economistas também elevaram o prognóstico para Selic em 2022 para 11,50% ano, de 11,25% na semana anterior.

Para a terça-feira, investidores estarão atentos à divulgação da ata da última reunião de política monetária do Banco Central, e da perspectiva de análise no Congresso dos trechos da PEC dos Precatórios que não foram promulgados.

DESTAQUES

– VALE ON subiu 2,9%, na esteira de salto dos futuros do minério de ferro na Ásia com cenário positivo para demanda após promessa do governo chinês de estabilizar a economia. Outras ações ligadas à commodity subiram: BRADESPAR PN, que tem fatia importante em Vale, avançou 2,9%, CSN ON ganhou 1,5% e USIMINAS PN cresceu 1,2%.

– HAPVIDA ON subiu 3,1% e INTERMÉDICA ON avançou 3%. Bradesco BBI iniciou a cobertura das empresas como ‘outperform’.

– COGNA ON caiu 9,3%, após informar projeção de que sua unidade de medicina, KrotonMed, terá receita líquida de 482 milhões de reais em 2022, com Ebitda de 224 milhões de reais e margem de 46,5%. A Cogna teve encontro com investidores e analistas e estimou que a unidade Kroton deve voltar a ter crescimento de receita em 2023.

– MAGAZINE LUIZA ON, que chegou a subir 5,5% após divulgar dados operacionais da Kabum! incluindo vendas recordes em novembro, mas perdeu força e caiu 5%. No setor, AMERICANAS ON perdeu 4,5% e VIA ON cedeu 3,1%.

– ELETROBRAS PN e ON subiram 2% e 1,7%, respectivamente.

– BANCO PAN PN cedeu 8,6% e MÉLIUZ ON caiu 5,2%, e também estiveram entre destaques de baixa

(Por Andre Romani)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBD0IF-BASEIMAGE

To Top