X

Dique de barragem próxima a Belo Horizonte transborda

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou, na manhã deste sábado (8), o transbordamento de uma pequena estrutura ligada a uma barragem em Nova Lima, na região de Belo Horizonte (MG).

Em um primeiro momento foi cogitado o rompimento da barragem da mina de Pau Branco, o que foi refutado pelo porta-voz da corporação, o tenente Pedro Aihara.

“Em decorrência da quantidade de água das chuvas, elas foram direcionadas para esse local, ocorreu um transbordamento dessa estrutura. É uma estrutura que para padrões de mineração de barragem é uma estrutura considerada pequena”, relatou o bombeiro.

Conforme o oficial, em virtude da quantidade de água houve um transbordamento, e essa água acabou atingindo a região da BR-040, que permanece fechada.

“O maciço, ele se encontra íntegro, não há nenhum tipo de rompimento, de problema estrutural. Simplesmente houve uma situação de transbordamento e não há nenhuma vítima fatal ou nenhuma comunidade que esteja em risco nesse momento que demande qualquer tipo de ação de evacuação”.

Em seu Twitter, a concessionária 040, responsável pela estrada, informou que houve interdição total da rodovia por material carreado de mineradora pelo excesso de chuvas. Até o meio-dia deste sábado havia um congestionamento de 2 km em ambos os sentidos da estrada. Não há previsão de liberação das pistas.

Relacionadas

Em um comunicado, a Vallorec, mineradora responsável pelo local, informou que houve transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima.

Leia a nota da empresa

“A Vallourec informa que não houve rompimento de barragem em sua unidade Mineração. Em função das chuvas excessivas dos últimos dias, houve um carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o Dique Lisa, localizado em Nova Lima, ocasionando o transbordamento desse dique, que fica próximo à BR-040.

O dique em questão é uma estrutura de contenção de águas pluviais e não se trata, portanto, de uma barragem de rejeitos de mineração. Importante esclarecer, ainda, que o maciço se encontra íntegro e não houve rompimento da estrutura.

Em decorrência desse transbordamento e em conformidade com o PAEBM, as sirenes foram devidamente acionadas, na manhã deste sábado (8), às 10h31. Como consequência, a BR 040 foi interditada de imediato, pela administradora da rodovia.

A empresa já acionou os órgãos competentes e está trabalhando em conjunto com as autoridades para minimizar os transtornos ocorridos. De acordo com as apurações preliminares, não há registro de vítimas.”