NFL: Considerado o sucessor de Brady, Mahomes alcança recorde em quarta final de conferência e visa o Super Bowl

Para muitos o melhor jogador de futebol americano dahistória, Tom Brady, de 44 anos, está cada vez mais próximo da aposentadoria.Mesmo que ainda atue em alto nível e apresente uma paixão pelo esporte — e porvencer — incomparável, o quarterback do Tampa Bay Buccaneers não esconde avontade de estar mais próximo da esposa brasileira Gisele Bündchen e dos filhos.Com isso, os questionamentos são inevitáveis: quem será o “próximo Tom Brady”?Diferentemente de outras perguntas similares, a resposta para essa pode ser atéóbvia para alguns: Patrick Mahomes, quarterback do Kansas City Chiefs.

Leia também:
Sem fantasma de Tom Brady, Los Angeles Rams sonham com Super Bowl em casa

Mahomes, 26, disputará neste domingo, às 17h, contra oCincinnati Bengals, sua quarta final de conferência em quatro anos detitularidade. Nenhum quarterback alcançou sequer quatro finais antes dos 27anos, quanto mais consecutivas. Essa é só mais um dos vários feitos de Pat que,mesmo que ainda não o coloquem no patamar de Brady, já o colocam como um dosmelhores na posição.

— Ainda é cedo (para comparações), mas para mim, se você está nesta liga, está tentando, todos os dias, ser o melhor jogador naquele campo de futebol. Tom faz isso há muito tempo e ganhou muitos Super Bowls. Quando você está chegando e assistindo futebol, você quer ir lá e ganhar campeonatos como ele fez. Vou tentar fazer o que puder todos os anos para nos colocar em uma posição em que possamos ganhar muitos campeonatos — disse Mahomes em entrevista a ESPN americana.

Filho de Patrick Mahomes Sr., ex-jogador profissional debeisebol, Mahomes sempre praticou os dois esportes. Pela habilidade nas duasmodalidades, recebeu propostas da Universidade de Texas Tech para praticar ambas,e também do Detroit Tigers, franquia da liga profissional de beisebol dos EUA,assim que saiu do ensino médio. Aos 19 anos, optou por fazer faculdade.

Gelo no sangue:
quarterback mais novo nos playoffs, Joe Burrow comanda Bengals no sonho do Super Bowl

Nos dois primeiros anos na Texas Tech, continuou divididoentre o futebol americano e o beisebol. Mas foi em 2016, no seu terceiro ano comoquarterback universitário, quando desistiu do esporte de seu pai, que PatrickMahomes explodiu.

Com 5.052 jardas passadas e 53 touchdowns, entre passes ecorridas, o quarterback liderou o país nas estatísticas ofensivas. Pelo grandedesempenho, Mahomes anunciou que abriria mão do seu último ano no esporteuniversitário para entrar no Draft da NFL. O Kansas CityChiefs o selecionou com a décima escolha geral.

Mesmo com grande expectativa dos torcedores, Patrick Mahomes passou o primeiro ano na NFL como reserva.No entanto, conseguiu mostrar seu valor nos minutos que teve em campo e nostreinamentos, o que fez os Chiefs trocarem Alex Smith, que vinha sendo otitular, para tornar Mahomes o cara da franquia. E já no primeiro ano comotitular, em 2018, o camisa 15 provou que a decisão foi correta.

Futebol:
Mulheres no estádio e craque fazendo as pazes: os detalhes da classificação e o que esperar do Irã na Copa do Mundo

Aos 23 anos, o quarterback teve 5.097 jardas passadas —primeiro jogador a passar das cinco mil na NFL e no universitário — e 50touchdowns — terceiro da história a alcançar o feito, junto de Payton Manning eTom Brady, sendo de longe o mais novo. O desempenho histórico rendeu a Mahomeso prêmio de MVP, dado ao melhor jogador da temporada. Nos playoffs, o camisa 15venceu o primeiro jogo, mas na primeira final de conferência da carreira,perdeu para o New England Patriots de Tom Brady, que viriam a ser os campeõesdo Super Bowl.

Na temporada seguinte, a grande conquista. Com uma campanhade 12 vitórias e quatro derrotas na temporada regular, seguida de duas vitóriascontra Houston Texans e Tennessee Titans nos playoffs, Pat Mahomes, ao lado deTravis Kelce, Tyreek Hill e sob a tutela do técnico Andy Reid, liderou osChiefs para o Super Bowl depois de 50 anos. Na decisão, a franquia de Kansasvenceu o San Francisco 49ers e conquistou o grande título. Mahomes, com 286jardas passadas e três touchdowns, sendo um corrido, foi eleito o MVP da partida.

No dia 6 de julho de 2020, o casamento entre franquia e suagrande estrela ganhou um capítulo histórico. Uma renovação contratual de dezanos, com salário de 477 milhões de dólares (R$2,55 bilhões na cotação daépoca) e que poderia chegar até 503 milhões de dólares (R$2,7 bilhões).

Dentro de campo, mais uma grande temporada e mais umaclassificação para o Super Bowl. Dessa vez, para enfrentar o forte Tampa BayBuccaneers, com o novo projeto liderado por Tom Brady. Na decisão, mais uma vez,Brady levou a melhor. Foi a segunda derrota de Mahomes em um jogo depós-temporada, as duas para o experiente camisa 12.

O fato de ter perdido para Brady nas duas vezes que se encontraram nos playoffs faz com que Mahomes tenha uma desvantagem ainda maiorna discussão entre ambos. No entanto, a boa notícia para os Chiefs é que oexperiente quarterback já foi eliminado. Sendo assim, sem seu maior carrasco, ocaminho pode estar livre para Patrick Mahomes conquistar seu terceiro título deconferência e segundo de Super Bowl. Mas para isso, terá que vencer o CincinnatiBengals antes.