Brasil

Pacheco reafirma disposição de votar projetos contra alta dos preços dos combustíveis na próxima semana

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reafirmou nesta quarta-feira sua intenção de colocar em votação, já na próxima semana, dois projetos que tentam conter os elevados preços dos combustíveis.

Segundo ele, esses projetos são tratados como prioridade e estarão no foco da reunião de líderes de bancada da próxima semana.

“Vamos nos esforçar para votar. (Teremos) a apresentação do parecer, (prazo para) que possam haver as emendas, os destaques, a discussão de plenário, vamos esgotar todas as possibilidades nesses projetos”, disse o presidente do Senado a jornalistas, questionado se a próxima semana seria dedicada apenas ao início da discussão formal em plenário.

“O que é muito importante é nós darmos uma resposta em relação a essa questão do preço dos combustíveis.”

Sob a relatoria do líder da minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), um dos projetos na mesa de discussão cria uma conta de compensação para as flutuações do preço dos combustíveis. O outro visa a tributação sobre os combustíveis, em especial o ICMS, sob a alçada dos Estados, e já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

As duas propostas passam por intensas negociações, na busca de textos de consenso que tenham condições de chegar ao plenário com poucas arestas a serem aparadas. Justamente por isso, e pela complexidade do tema, há possibilidade de que eles fiquem para depois do Carnaval, mesmo iniciada a discussão em plenário.

Ainda assim, os elevados preços da gasolina, do diesel e do gás, que também têm pressionado a inflação, e a proximidade das eleições trouxeram um senso de urgência aos parlamentares, imbuídos de dar uma resposta rápida à sociedade.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI18143-BASEIMAGE

To Top