INSS: Especialista tira dúvidas sobre novas regras para as aposentadorias

INSS: Especialista tira dúvidas sobre novas regras para as aposentadorias Advogada de direito previdenciário Priscila Souza, explica as novas exigências do INSS em 2022 às pessoas que vão se aposentar por uma das três modalidades oferecidas.

g1 Pará entrevistou a especialista e advogada em direito previdenciário Priscila Souza para falar sobre as novas exigências em 2022 sobre as regras para as pessoas que vão se aposentar a partir deste ano pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja o vídeo.

Com a reforma da previdência, em 2019, foram estabelecidas, por lei, idades mínimas para o pedido de aposentadoria: 62 anos às mulheres e 65 aos homens, mais um tempo mínimo de contribuição.

Essa atualização também criou um sistema de regras de transição aos trabalhadores brasileiros que já estavam no mercado de trabalho antes da reforma da previdência. Em 2022, algumas das exigências relacionadas às regras mudaram.

Com isso, as três modalidades de aposentadoria pelo INSS — por idade, por idade mínima progressiva e por pontos — foram afetadas pelas modificações, e os novos beneficiários devem ficar atentos às condições exigidas para conseguir se aposentar. Fonte: G1