X

Governo do estado adia calendário de pagamento do IPVA para moradores de Petrópolis para o segundo semestre

O governo estadual do Rio publicou, nesta quinta-feira (dia 17), uma lei que garante a prorrogação do calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 para os moradores de Petrópolis, cidade atingida por fortes chuvas na última terça-feira. O cronograma foi adiado para o segundo semestre deste ano, mas as novas datas ainda não foram divulgadas.

A Lei 9.563 — que trata do assunto — foi publicada no Diário Oficial do Estado. A prorrogação do calendário do IPVA foi possível após a decretação de estado de calamidade pública na região.

Também será possível que os comerciantes da cidade parcelem débitos de Imposto Sobre Circulação deMercadorias e Serviços (ICMS), cujo fato gerador tenha ocorrido neste ano, sem a incidência de juros e multa de mora.

Viu isso? Fraudadores usam o IPVA para tirar dinheiro de motoristas; confira como evitar o golpe

Funcionamento de agências bancárias

Relacionadas

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que o atendimento nas agências bancárias de Petrópolis está sendo feito de forma contingenciada, com número reduzido de funcionários — muitos deles também afetados das chuvas que atingiram a cidade —, e somente para casos de emergência, em que o serviço presencial seja realmente necessário.

A entidade recomenda que os clientes bancários priorizem o uso dos canais digitais (internet banking e mobile banking) e centrais de atendimento até que a situação seja normalizada. Vale destacar, no entanto, que várias localidades de Petrópolis ainda estão sem energia elétrica e sem serviços de telecomunicações.

Unidade da Receita Federal

A Receita Federal informou que a agência de Petrópolis está temporariamente fechada por causa da forte chuva que atingiu a cidade. “Os cidadãos serão informados assim que o atendimento for reestabelecido”.