X

Convite internacional e vitórias na altitude: como foram os jogos anteriores entre Fluminense e Millonarios

Há um país na América do Sul que costuma trazer boas notícias para o Fluminense: a Colômbia. De lá vieram jogos marcantes, vitórias e classificações em torneios internacionais. Então enfrentar o Millonarios amanhã, pela segunda fase da pré-Libertadores, traz confiança. Ainda mais se levar em conta que o retrospecto tricolor favorável diante deste adversário.

Ao todo, são dois jogos e duas vitórias. Nenhuma por jogos oficiais, claro, mas que chamam a atenção por terem acontecido em El Campín, na temida altitude de 2.552 metros de Bogotá e no estádio onde a partida desta terça-feira será disputada.

A estreia tricolor no histórico contra os Millonarios aconteceu no Torneio Cidade de Bogotá, onde o Fluminense foi convidado devido a título carioca junto ao San Lorenzo, da Argentina. O Santa Fe completou o quadrangular.

Comandado por Zezé Moreira, o tricolor venceu o Millonarios por 1 a 0, com gol marcado por Maurinho. Posteriormente também venceria o Santa Fe (por 2 a 0), mas nunca chegaria a decidir o título com o San Lorenzo porque o torneio foi cancelado antes de ser encerramento.

A segunda partida também foi pelo Torneio Cidade de Bogotá, mas aconteceu quatro anos depois, em 1964. Segundo o ‘Jornal dos Sports’, a delegação tricolor levou um time misto até a Colômbia e novamente venceu o Millonarios, desta vez por 3 a 1, com gols de Morais, Ubiraci e Joaquinzinho.

Relacionadas

O Fluminense também bateria o Santa Fe, mas acabou derrotado na final para o River Plate por 2 a 1.

Para os supersticiosos, na última vez em que esteve acima de 2.500 metros, também venceu — bateu o Deportivo Cuenca, em Quito por 2 a 0, pelas oitavas de final da Sul-Americana de 2018.

No El Campín, o Fluminense soma seis vitórias nas oito partidas que disputou. Em terras colombianas, a equipe treinará no El Campincito, uma espécie de campo anexo ao El Campín.

Ou seja, o grupo terá dois dias para se adaptar à altitude de 2.552m acima do nível do mar. A volta será na terça seguinte, também às 21h30, em São Januário.