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Google lança óculos capas de traduzir conversas em tempo real

SÃO FRANCISCO, Califórnia — Uma década após a estreia do Google Glass, com aparência de ficção científica que filmava o que os usuários viam, a gigante de comunicações acaba de lançar novos óculos capaz de realizar traduções de conversas em tempo real. O produto foi apenas um dos diversos produtos que a empresa revelou em sua conferência anual de desenvolvedores.

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A nova aposta tem o objetivo de unir o mundo real e o universo digital da ferramenta de pesquisa, mapas e outros serviços, usando os mais recentes avanços em inteligência artificial.

— Estamos trabalhando em tecnologia que nos permite quebrar as barreiras linguísticas, levando anos de pesquisa no Google Tradutor e trazendo isso para os óculos — contou disse Eddie Chung, diretor de gerenciamento de produtos do Google, classificando o recurso como “legenda para o mundo”.

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A venda de mais este hardware pode ajudar o Google a aumentar o lucro, mantendo os usuários em sua rede de tecnologia, não precisando mais dividir as vendas de anúncios com fabricantes de dispositivos como Apple e Samsung, que ajudam a distribuir seus serviços.

Na última quarta, o Google havia anunciado uma expansão interna significativa de hardware, destacada por seu primeiro smartwatch para competir com o popular produto da Apple. O Google Pixel Watch possui uma tela circular, imitando a maioria dos relógios de pulso clássicos. O dispositivo foi desenvolvido principalmente pela Fitbit, adquirida em janeiro de 2021, e inclui integração de rastreamento de saúde baseada em Fitbit.

O Google também anunciou o lançamento de um tablet em 2023 e um smartwatch que estará à venda no final deste ano, revelando uma estratégia para oferecer um grupo de produtos comparáveis à Apple. O negócio de hardware do Google, no entanto, continua modesto frente às concorrentes, tendo a empresa sua participação no mercado global de smartphones, por exemplo, abaixo de 1%, segundo o pesquisador IDC.

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No entanto, investigações antitrustes em andamento em todo o mundo buscam analisar o domínio da Google, em software móvel e outras áreas, ameaçando limitar a capacidade da empresa de ganhar força em novos empreendimentos.

A revelação dos novos óculos reflete a crescente cautela da empresa em meio ao maior escrutínio das chamadas Big Techs. Quando o Google Glass foi lançado, em 2012, paraquedistas os usaram para transmitir ao vivo um salto de um prédio em São Francisco, na Califórnia, com a empresa obtendo autorização especial para a façanha.

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Desta vez, o Google mostrou apenas um vídeo do protótipo, que exibia traduções para conversas envolvendo inglês, mandarim, espanhol e linguagem de sinais americana. A empresa não especificou uma data de lançamento.

Separado do gadget, o Google havia demonstrado anteriormente um recurso que eventualmente permitiria aos usuários gravar vídeos das prateleiras das lojas com garrafas de vinho e pedir ao aplicativo de pesquisa para executar funções como identificar automaticamente opções de vinícolas de propriedade de negros.

Da mesma forma, os usuários, ainda este ano, poderão tirar uma foto de um produto e localizar as lojas próximas onde ele estiver disponível. Ainda este ano, o Maps lançará uma visão imersiva para algumas grandes cidades que funde o Street View e imagens aéreas “para criar um modelo digital rico do mundo”, disse o Google.