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Biden pede ao Congresso que suspenda imposto sobre a gasolina para ajudar a reduzir os preços

O presidente americano Joe Biden pediu ao Congresso que suspenda por três meses os impostos federais sobre a gasolina e o diesel em meio ao maior patamar de inflação nas últimas quatro décadas.

— Ao suspender o imposto federal sobre a gasolina, de 18 centavos (por galão de 3,78 litros) pelos próximos 90 dias, podemos reduzir o preço do gás e dar às famílias um pouco de alívio — disse Biden em discurso na Casa Branca nesta quarta-feira.

O presidente também pediu aos estados que suspendam temporariamente os impostos estaduais sobre combustíveis, que geralmente são mais altos do que as taxas federais.

Ele solicitou às refinarias e varejistas de gasolina que garantam que “cada centavo” da pausa fiscal vá para os consumidores.

— Seus clientes, o povo americano, precisam de alívio agora. Baixe o preço que você está cobrando na bomba para refletir o custo que você está pagando pelo produto. Faça agora, faça hoje — disse Biden.

A suspensão dos 18,4 centavos por galão de gasolina e 24 centavos por galão de diesel até o final de setembro, pouco antes das eleições de meio de mandato, precisa da aprovação do Congresso.

No entanto, a Casa Branca enfrentará uma batalha difícil para fazer o Congresso aprovar a medida. Embora o governo e alguns democratas do Congresso estejam discutindo a medida há meses, os republicanos se opõem amplamente e acusaram a administração de minar o setor de energia.

Até membros do próprio partido de Biden, incluindo a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, expressaram preocupação de que as empresas absorvessem grande parte das economias, com pouca melhora significativa para os consumidores.

Em seu discurso, o presidente americano rebateu as críticas republicanas ao seu manuseio dos preços da gasolina, culpando o recente aumento na invasão da Ucrânia pela Rússia.

O governo estima que a combinação de várias medidas possíveis – a suspensão do imposto, a suspensão dos impostos estaduais sobre a gasolina e o aumento da capacidade de refino das companhias petrolíferas – reduziria os preços da gasolina em pelo menos US$ 1 por galão.

A média nacional de preços dos EUA está pairando perto de níveis recordes, em cerca de US$ 5, o galão.

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Mas os críticos questionaram a eficácia da suspensão dos impostos. Alguns estados que suspenderam seus próprios impostos sobre combustíveis viram os preços voltarem mais altos do que teriam sido sem a suspensão, de acordo com um estudo da Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Economistas e alguns membros do Congresso criticaram a ideia de suspender o imposto federal sobre a gasolina como um desperdício para o governo, dada a receita que seria sacrificada em uma tentativa de fornecer apenas uma pequena dose de alívio aos consumidores.

— Não acho que isso afete a vontade das pessoas de comprar mais, e também não economiza muito dinheiro — disse a economista de negócios do Federal Reserve Bank de Dallas, Garrett Golding.

Este ano, os preços do petróleo e dos combustíveis refinados atingiram seus níveis mais altos em 14 anos por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia e as sanções impostas aos russos.

A Casa Branca tem tentado cada vez mais direcionar a culpa pelo aumento dos preços para a Rússia, uma estratégia que pouco fez para acalmar a ansiedade entre os americanos.

— O ponto principal é que isso é apenas mais uma ferramenta retórica da Casa Branca para mostrar que eles estão fazendo tudo o que podem contra a inflação — disse a chefe de políticas públicas da Pacific Investment Management, Libby Cantrill.

O professor de Harvard Jason Furman, que liderou o Conselho de Assessores Econômicos do presidente Barack Obama, argumentou no Twitter que a maior parte do benefício do corte de impostos iria, portanto, para os fornecedores, e não para os consumidores.

Em uma tentativa de arrefecer os impactos da alta do petróleo, Biden também liberou reservas estratégicas da commodity e suspendeu a proibição das vendas no verão americano de misturas de gasolina com alto teor de etanol para tentar moderar os aumentos de preços.

Os impostos sobre gasolina e diesel fornecem a maior parte do financiamento federal usado para construir e manter rodovias – US$ 36,5 bilhões em 2019 – embora os gastos tenham excedido as receitas dedicadas nos últimos anos.

A suspensão temporária pode custar ao Highway Trust Fund cerca de US$ 10 bilhões em receita perdida.