Wall St cai com dado forte de emprego nos EUA reduzindo esperança de moderação do Fed

Por Sruthi Shankar e Amruta Khandekar

(Reuters) – Os principais índices de Wall Street caíam nesta terça-feira, depois que dados apontaram força do mercado de trabalho norte-americano, diminuindo as esperanças de que o Federal Reserve sinalizará uma moderação do ritmo de seus aumentos agressivos de juros.

Os dados mostraram que as vagas de emprego disponíveis nos Estados Unidos subiram inesperadamente em setembro, sugerindo que a demanda por mão de obra continua forte apesar dos aumentos agressivos dos custos dos empréstimos pelo Fed.

“As esperanças de um pivô ‘dovish’ (menos agressivo no combate à inflação) do Fed estão equivocadas se as vagas disponíveis de hoje servirem de guia”, disse Ronald Temple, chefe de ações dos EUA na Lazard Asset Management.

“Apesar de outros sinais de desaceleração econômica, os dados de vagas em aberto, juntamente com o crescimento da criação de empregos fora do setor agrícola, indicam que o Fed está longe do ponto em que pode declarar vitória sobre a inflação e tirar o pé do freio econômico.”

Todos os três principais índices de Wall Street registraram ganhos sólidos em outubro, apoiados por resultados corporativos acima do esperado, bem como pela esperança de que o Fed em breve adote uma abordagem menos agressiva à medida que o crescimento econômico desacelera.

Os investidores estão se preparando para um forte aumento de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros do Fed ao final de sua reunião de política monetária de dois dias, na quarta-feira, mas estarão atentos a sinais de que pode haver um ajuste menor, de 0,50 ponto, em dezembro.

Às 12:43 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,70%, a 32.502,97 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,57%, a 3.850,06 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,63%, a 10.919,18 pontos.