X

INSS: Mensagem sobre fim das aposentadorias é falsa

panuwat phimpha/shutterstock.com/

INSS: Mensagem sobre fim das aposentadorias é falsa Publicações nas redes e em aplicativos de mensagens têm desinformado aposentados e pensionistas ao afirmar que a concessão de aposentadorias por tempo de contribuição teria acabado e que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estaria sem recursos para a folha de pagamento dos benefícios.

O alerta foi feito pelo próprio INSS nesta terça-feira (dia 11). As postagens usam, ao fundo, a imagem de uma entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e um narrador afirma que o governo anunciou o fim das aposentadorias por contribuição para segurados que começaram a contribuir a partir de 14 de dezembro de 2019.

O conteúdo, porém, deturpa uma das mudanças da Reforma de Previdência, que passou a valer no dia 14 de novembro de 2019, quando a Emenda Constitucional 103 foi promulgada pelo Congresso Nacional.

Relacionadas

Pelas regras da reforma, quem não trabalhava formalmente antes da reforma poderia se aposentar ao possuir 20 anos de tempo de contribuição e 65 anos de idade, no caso dos homens, ou ter 15 anos de contribuição e 62 anos de idade, no caso das mulheres.

“Para os segurados que já contribuíam para o INSS antes da promulgação da reforma serão aplicadas regras de transição para a concessão da aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Ou seja, o INSS concede aposentadoria por tempo de contribuição”, esclareceu o órgão.

As publicações falsas também afirmam que o “segurados do INSS ficam sem previsão para receber os seus benefícios”, o que também foi afastado pelo governo. Segundo o instituto, o cronograma de pagamentos (disponível online) segue valendo. Os benefícios de julho começam a ser pagos no dia 25, para aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo. Já quem ganha acima de R$ 1.320 começa a receber a partir do dia 1º de agosto. Fonte: Extra Globo