X

Ataque a tiros em Auckland deixa três mortos poucas horas antes da abertura da Copa do Mundo de futebol feminino

Por Renju Jose

AUCKLAND (Reuters) – Pelo menos duas pessoas e o atirador morreram e seis ficaram feridas em um ataque a tiros em um canteiro de obras na maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, na quinta-feira (horário local), poucas horas antes da abertura da Copa do Mundo de futebol feminino na cidade.

O primeiro-ministro neozelandês, Chris Hipkins, disse que o torneio de futebol prosseguiria conforme o planejado, acrescentando que o ataque parecia ser a ação de um indivíduo e que a polícia não estava procurando mais ninguém em relação ao incidente.

“Não houve motivação política ou ideológica identificada para o tiroteio e, portanto, nenhum risco à segurança nacional”, disse Hipkins durante uma coletiva de imprensa televisionada.

Não haverá mudança no nível de ameaça à segurança da Nova Zelândia, disse ele.

A polícia disse que o atirador, armado com uma espingarda, atravessou o canteiro de obras e, após atingir os níveis superiores, “conteve-se dentro do poço do elevador”.

“Outros tiros foram disparados provenientes do homem e ele foi localizado morto pouco tempo depois”, disse a polícia.

A polícia disse que os “detalhes sobre o que exatamente ocorreu ainda estão surgindo” e prometeu que continuará a fornecer atualizações.

Relacionadas

O ataque ocorreu perto de onde várias jogadoras de futebol estavam alojadas. Algumas delas usaram as redes sociais para relatar que estavam seguras.

“Tudo parece calmo e estamos nos preparando normalmente para a partida desta noite”, disse a capitã norueguesa Maren Mjelde ao jornal norueguês Verdens Gang durante a operação policial.

A Noruega enfrenta a Nova Zelândia na partida de abertura do torneio no Eden Park, em Auckland, na noite de quinta-feira.

O treinamento da seleção italiana foi adiado porque as jogadoras não puderam sair do hotel, enquanto a equipe dos Estados Unidos disse que todas as suas jogadoras e funcionários estavam seguros.

Várias ruas de Auckland foram isoladas, todos os serviços de balsa para a cidade foram suspensos e os ônibus que passam por algumas áreas da cidade foram desviados.

“Esta é uma situação assustadora para os habitantes de Auckland em seu trajeto matinal de quinta-feira para o trabalho. Por favor, fiquem em casa, evitem ir para o centro da cidade”, disse o prefeito de Auckland, Wayne Brown, no Twitter.

(Reportagem de Renju Jose em Sydney)