X

Chanceler vai à ONU debater guerra entre Israel e Hamas; Conselho de Segurança deve se reunir até sexta-feira

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai a Nova York dentro das próximas horas para participar da reunião do Conselho de Segurança da ONU, que deve ocorrer até sexta-feira. O Brasil preside o colegiado em meio à escalada dos conflitos entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Vieira vai acompanhar as discussões entre os países-membros ao lado do embaixador Sérgio Danese. A informação foi confirmada ao GLOBO por interlocutores do ministro.

O governo brasileiro está aguardando um consenso do Conselho de Segurança da ONU para se posicionar sobre o status político do Hamas. O Brasil condenou, em nota, os ataques terroristas. No entanto, o Hamas não foi citado nas declarações em um primeiro momento.

Relacionadas

— Os desdobramentos políticos estão sendo tratados pelo Conselho de Segurança. O Brasil está tratando do assunto do âmbito do Conselho de Segurança. Do ponto de vista imediato, o Brasil expressou sua preocupação — disse o secretário para África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Sergio Duarte.

O Conselho de Segurança da ONU tem poder de adotar medidas para manter paz e segurança internacionais, como sanções a países considerados culpados em conflitos armados.