X

Vazamento de ácido sulfônico em Joinville afeta abastecimento de água e provoca corrida ao mercado

Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, registrou na manhã desta segunda-feira (29) um vazamento de ácido sulfônico no Rio Seco, que abastece 75% da população. A substância, que formou uma espuma branca ao longo do leito, é considerada tóxica.

O vazamento ocorreu após um caminhão que carregava ácido sulfônico tombar e pegar fogo por volta das 7h na SC-418, na Serra Dona Francisca, em Joinville. O produto escorreu e chegou até o Rio Seco, que deságua no Rio Cubatão.

Por causa do incidente, o abastecimento na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, que atende 34 dos 43 bairros da cidade, foi fechada.

O ácido sulfônico é usado para produzir detergentes líquidos, desengraxantes, multiusos, dentre outros. Conforme a Defesa Civil, ele pode provocar irritação nas vias respiratórias, queimaduras e lesões oculares.

Com o desabastecimento de água, os moradores de Joinville correram para os mercados para comprar o produto em galões. Os estabelecimentos registraram tumulto, longas filas e falta de garrafas de água desde o início da tarde desta segunda.

Ao menos quatro mercados da região central do município ficaram sem garrafas de água para vender já no início da tarde. Imagens mostram pessoas nas filas dos caixas, com carrinhos de compra lotados de garrafas, além de prateleiras vazias.

Relacionadas

A Prefeitura de Joinville informou que está distribuindo água potável para a população em pontos estratégicos da cidade.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) disse que está avaliando os impactos do meio ambiente no local, verificando a extensão do dano.

Técnicos da Companhia Águas de Joinville estão monitorando a água do Rio Cubatão desde a manhã. De acordo com a companhia, as medições apontam para uma redução na taxa de contaminação, mas ainda não há previsão de abertura da captação e normalização dos serviços.

A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do derramamento.

O motorista do caminhão ficou ferido. De acordo com o Hospital Municipal São José de Joinville, em boletim das 19h13 desta segunda, ele tinha quadro de saúde estável e passará a noite na unidade em observação.