Mais de 5 milhões de famílias receberão o Vale-Gás a partir desta semana

Auxílio Vale Gás de cozinha

renata colella/Shutterstock.com

O acesso ao pagamento do vale-gás nacional estará disponível para mais de 5 milhões de famílias a partir desta semana, oferecendo um alívio no orçamento familiar diante do custo do botijão de gás de 13 kg. Criado com o intuito de minimizar esse peso financeiro, o benefício é depositado de forma bimestral, junto com o auxílio do Bolsa Família.

Desde o ano passado, o vale-gás começou a pagar integralmente 100% da média de preço nacional para o botijão de 13 kg, oferecendo um suporte consistente às famílias contempladas. Os depósitos são realizados a cada dois meses nas contas do Caixa Tem, seguindo o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família.

O calendário de pagamentos do vale-gás inicia-se nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, e está programado para encerrar no dia 29 do mesmo mês. A Caixa Econômica Federal utiliza o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) como referência para determinar as datas de depósito.

É importante ressaltar que receber o Bolsa Família não garante automaticamente o recebimento do auxílio-gás, pois são programas distintos. No entanto, como são pagos na mesma data, acabam se somando. O auxílio para a compra do gás é assegurado aos cidadãos cadastrados no Cadastro Único com renda de até meio salário mínimo por pessoa.

Confira o calendário de pagamentos do vale-gás de acordo com o número final do NIS:

  • NIS terminado em 1: 16 de fevereiro
  • NIS terminado em 2: 19 de fevereiro
  • NIS terminado em 3: 20 de fevereiro
  • NIS terminado em 4: 21 de fevereiro
  • NIS terminado em 5: 22 de fevereiro
  • NIS terminado em 6: 23 de fevereiro
  • NIS terminado em 7: 26 de fevereiro
  • NIS terminado em 8: 27 de fevereiro
  • NIS terminado em 9: 28 de fevereiro
  • NIS terminado em 0: 29 de fevereiro

Para verificar se terá direito ao vale-gás em fevereiro, os representantes familiares podem realizar consultas por meio de diversas plataformas:

  • Aplicativo Bolsa Família, utilizando o número do CPF para fazer login;
  • Aplicativo Caixa Tem, acessando a opção “Extrato” e em seguida “Futuro”;
  • Ligando para a Caixa no número 111;
  • Entrando em contato com o Desenvolvimento Social através do telefone 121.