X

Chuvas intensas causam transtornos e alagamentos em SP

TRR/Shutterstock.com

Neste domingo (18), São Paulo enfrentou uma tarde de desafios devido às chuvas intensas que seguiram ao calor extremo, colocando a cidade inteira em alerta. Os alagamentos resultantes causaram problemas significativos, afetando o trânsito e a rotina da população em várias áreas.

Impactos no Transporte e Infraestrutura
A tempestade teve um impacto direto na mobilidade urbana, com a Linha 8-Diamante da ViaMobilidade operando com limitações devido a um alagamento que ocorreu entre as estações Lapa e Palmeiras-Barra Funda. Além disso, a atividade aérea também foi perturbada, com o Aeroporto de Congonhas experimentando atrasos e mudanças de voos; 14 voos foram redirecionados para outros aeroportos, enquanto o Aeroporto Internacional de Guarulhos também viu 8 voos sendo desviados, embora tenha retomado suas operações normais ao final do dia.

Áreas Mais Afetadas
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura identificou vários bairros em estado crítico devido aos alagamentos, com destaque para a Sé, Butantã e Vila Prudente, onde o transbordamento de córregos levou à emissão de alertas de emergência. Vias importantes ficaram intransitáveis, e moradores de áreas como o Jardim Lúcia trabalharam arduamente para remover a água de suas casas.

Relacionadas

A situação se estendeu para os municípios vizinhos de Osasco, Barueri e Santana de Parnaíba, com o CGE alertando para a possibilidade de rajadas de vento e queda de granizo na capital e Grande São Paulo.

Previsão do Tempo
A previsão para a segunda-feira (19) indica um aumento significativo na probabilidade de chuvas moderadas a fortes a partir da tarde, com temperaturas variando entre 20°C pela manhã e alcançando até 28°C à tarde. A umidade do ar deve permanecer acima de 48%. O cenário para terça-feira (20) não mostra sinais de melhora, com expectativa de continuidade das pancadas de chuva, aumentando o risco de mais alagamentos e transtornos.