Dicas de Saúde

Como posso ter uma noite de sono melhor?

sono dormir
Gorodenkoff/Shutterstock.com

Muitas pessoas enfrentam dificuldades para adormecer, com a mente acelerando no momento em que deveria estar se acalmando para o sono. Recordações do dia, preocupações sobre o futuro e pensamentos aleatórios podem impedir o adormecimento, encurtando o período de descanso. Cerca de 60% da população sofre com sintomas de insônia regularmente, e em torno de 10% lidam com esses desafios por longos períodos. Entre os sintomas estão dificuldades para iniciar o sono, acordar durante a noite, sensação de cansaço diurno, problemas de concentração e alterações de humor.

Segue-se uma série de estratégias para desacelerar a mente antes de dormir, visando uma noite de sono mais tranquila:

Redefina o Propósito da Cama:
Utilize a cama exclusivamente para dormir e momentos íntimos, evitando outras atividades que possam confundir o cérebro sobre a função desse espaço. Tente se deitar apenas quando estiver realmente sonolento e, se não conseguir dormir em 15 minutos, faça atividades relaxantes em outro cômodo.

Cultive Pensamentos Positivos:
Focar em recordações agradáveis ou eventos positivos do dia pode ajudar a afastar preocupações e estimular o relaxamento. Esse exercício de redirecionamento cognitivo pode ser um aliado contra a ansiedade noturna.

Antecipe Suas Preocupações:
Dedique um momento do seu dia para refletir e anotar suas preocupações. Assim, se elas surgirem à noite, você pode se lembrar de que já as endereçou e que serão tratadas oportunamente.

Adote Técnicas de Relaxamento:
Práticas como relaxamento muscular progressivo, exercícios respiratórios e visualizações podem facilitar o processo de adormecimento. Além disso, estabeleça um período de transição antes de ir para a cama, livre de atividades estimulantes.

Entenda a Natureza do Sono:
Reconheça que despertares breves são normais e fazem parte dos ciclos de sono. Evitar o uso de eletrônicos durante esses momentos pode ajudar a retomar o sono mais facilmente.

Busque Ajuda Profissional se Necessário:
Se as estratégias acima não forem suficientes, considere a terapia cognitivo-comportamental para insônia (CBT-i), uma abordagem eficaz que visa resolver as causas subjacentes da insônia.

Adotar essas dicas pode contribuir significativamente para a qualidade do seu sono e, consequentemente, para sua saúde e bem-estar geral.

To Top