X

Programa CNH Rural com 20 mil vagas gratuitas para agricultores familiares

rafapress/Shutterstock.com

Em um movimento inovador para promover a mobilidade rural e fortalecer a agricultura familiar, o Governo do Estado de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, anunciou a abertura de 20 mil vagas no Programa CNH Rural. Esta iniciativa, executada pelo Detran-PE, visa facilitar o acesso dos agricultores familiares à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita, cobrindo tanto a obtenção da primeira habilitação quanto a renovação ou adição de categorias.

O período de inscrições para o programa começou recentemente e se estenderá até o dia 6 de abril, marcando uma oportunidade significativa para os agricultores familiares do estado melhorarem sua capacidade de transporte, seja para deslocamento pessoal ou para o transporte de produção agrícola.

Critérios para Participação:

Para ser elegível ao programa, os interessados devem residir em Pernambuco e fazer parte do Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF) ou possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), evidenciando sua atuação na produção agrária familiar. O Detran-PE enfatiza a importância desses documentos para a comprovação da elegibilidade ao programa.

Procedimentos e Fases do Programa:

O Programa CNH Rural é dividido em quatro etapas principais: inscrição, análise e seleção dos aprovados, comprovação dos documentos e dados cadastrais, e finalmente, o início do procedimento de habilitação. Para as situações de empate, o programa priorizará mulheres agricultoras, candidatos com maior número de dependentes, menor renda familiar e os mais velhos, nesta ordem.

Relacionadas

Impacto e Importância:

Esta iniciativa do Governo de Pernambuco é um marco para a comunidade agrícola do estado, reconhecendo a necessidade de mobilidade para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Ao facilitar o acesso à CNH, o programa não apenas promove a inclusão social e econômica dos agricultores, mas também contribui para a segurança no transporte rural e a eficiência na distribuição de produtos agrícolas.

Inscrições e Mais Informações:

Os agricultores interessados podem se inscrever diretamente no site do Detran-PE, onde também encontrarão detalhes adicionais sobre os requisitos específicos de cada categoria da CNH e informações sobre o processo de credenciamento para os Centros de Formação de Condutores (CFCs) que desejam participar do programa.

Com a publicação periódica da lista de selecionados e os prazos para validação da inscrição no site do Detran-PE, os candidatos são encorajados a acompanhar as atualizações e garantir a conclusão de todas as etapas necessárias para aproveitar esta oportunidade única.