X

Dinheiro do FGTS pode ser utilizado para compra da casa própria: Critérios junto a Caixa

Leonardo Dantas Teixeira/Shutterstock.com

Dinheiro do FGTS pode ser utilizado para compra da casa própria: Critérios junto a Caixa Para aqueles que desejam adquirir ou construir uma residência, o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser uma opção viável na hora da compra. Essa possibilidade oferece diversas formas de utilização, tornando o processo mais acessível e facilitado para os trabalhadores.

Amortização ou Liquidação do Saldo Devedor

Uma das opções é utilizar o saldo do FGTS para quitar parcial ou totalmente o saldo devedor de um financiamento habitacional. No entanto, essa alternativa está disponível apenas para contratos assinados no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Pagamento de Parte das Prestações

Outra possibilidade é utilizar o FGTS para reduzir até 80% do valor das prestações em 12 meses consecutivos. Novamente, essa opção está disponível somente para contratos dentro das diretrizes do SFH.

Saque Digital do FGTS

Relacionadas

Para tornar o processo ainda mais simples, o FGTS oferece o serviço de saque digital. Através do aplicativo do FGTS, os trabalhadores podem consultar os valores disponíveis e solicitar o saque de forma rápida e segura, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária. Essa funcionalidade, disponível desde fevereiro de 2020, proporciona maior comodidade aos beneficiários.

Quem Pode Sacar o FGTS?

Todos os trabalhadores que se enquadrem nas modalidades de saque previstas em lei, incluindo os aposentados a partir de janeiro de 2020, podem utilizar essa facilidade.

Como Funciona?

Ao acessar o aplicativo do FGTS, o trabalhador pode verificar os valores disponíveis para saque e escolher uma conta para receber os valores, seja na Caixa Econômica Federal ou em qualquer outra instituição bancária. O montante estará disponível na conta indicada após 5 dias úteis. Além disso, é possível acompanhar todas as etapas do processo, desde a solicitação até a liberação dos valores para saque.

Essas opções proporcionam aos trabalhadores uma alternativa eficiente e acessível para realizar o sonho da casa própria, utilizando os recursos do FGTS de forma inteligente e planejada.