X

Pedido de aposentadoria usando o MEU INSS; veja como fazer

rafastockbr/Shutterstock.com

Pedido de aposentadoria usando o MEU INSS; veja como fazer Solicitar a aposentadoria agora ficou mais fácil com o uso do aplicativo Meu INSS, compatível tanto com dispositivos Android quanto iPhone (iOS). Este método elimina a necessidade de ir até as agências físicas, proporcionando conveniência e rapidez para os contribuintes que cumpriram o período de contribuição exigido pelo Governo Federal. Este artigo fornece um passo a passo para realizar o pedido de aposentadoria diretamente pelo app, facilitando o acesso ao benefício sem enfrentar filas.

Elegibilidade para Aposentadoria via App Meu INSS Para fazer o pedido de aposentadoria pelo aplicativo, é necessário ter atingido o tempo mínimo de contribuição: 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Além disso, a Reforma da Previdência, iniciada em 2019, estabeleceu três novas regras para se qualificar para o benefício. A partir de 2023, as regras incluem a idade progressiva (58 anos para mulheres e 62 anos para homens), a regra de pontos (90 para mulheres e 100 para homens) e a aposentadoria por idade (mínimo de 62 anos).

Relacionadas

Instruções para Solicitação de Aposentadoria pelo Meu INSS Para iniciar o processo, siga os passos abaixo:

  1. Instalação do App: Primeiro, instale o aplicativo Meu INSS disponível na Google Play Store ou App Store. Abra o app e selecione “Entrar com gov.br”, realizando o login com seu CPF e senha.
  2. Realização do Pedido: Na tela inicial, escolha a opção “Novo Pedido”. Busque por “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” e selecione-a para prosseguir.
  3. Atualização de Dados: Siga as instruções na tela para atualizar suas informações pessoais, incluindo endereço e contato telefônico. Confirme a veracidade das informações fornecidas para finalizar o pedido de aposentadoria.

Com esses passos, o processo de solicitação de aposentadoria pelo aplicativo Meu INSS é simplificado, garantindo que os usuários possam requerer seus direitos previdenciários de maneira eficiente e sem complicações.