X

Últimos dias para aproveitar o Desenrola Fies: renegociação com até 99% de desconto

rafastockbr/Shutterstock.com

O prazo para aproveitar as condições especiais do programa Desenrola Fies, oferecidas pelo Ministério da Educação para a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), está chegando ao fim. Desde o lançamento do programa em novembro de 2023 até o início de fevereiro de 2024, quase 200 mil alunos já se beneficiaram, renegociando um total de R$ 9 bilhões em dívidas. Destes, R$ 382 milhões já foram recuperados para os cofres públicos.

Como Funciona a Renegociação?

Estudantes com contratos do Fies firmados até 2017 e inadimplentes desde 30 de junho de 2023 têm a chance de negociar suas dívidas com descontos que podem chegar a 99%. Para tanto, devem procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, dependendo do banco com que o contrato foi realizado, até o dia 31 de maio de 2024. As negociações podem ser feitas tanto presencialmente nas agências quanto online, por meio dos aplicativos dos bancos.

Quem Pode Participar?

As condições de desconto variam de acordo com a situação de cada estudante. Aqueles cadastrados no CadÚnico ou que receberam auxílio emergencial em 2021 e possuem dívidas não pagas há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, podem obter um desconto de até 99% sobre o valor devido. Outras condições de desconto são aplicadas a diferentes perfis de inadimplência, incluindo opções de parcelamento em até 150 vezes com 100% de abatimento nos juros e multas.

Relacionadas

A Importância da Renegociação

Esta é uma oportunidade única para que estudantes possam regularizar sua situação financeira junto ao Fies, evitando maiores complicações futuras e possíveis impactos negativos em sua vida financeira e acadêmica. Além disso, a regularização das dívidas contribui para a manutenção da sustentabilidade do programa de financiamento estudantil, permitindo que mais estudantes tenham acesso à educação superior.

Os interessados não devem deixar para a última hora. A renegociação oferece a possibilidade de começar uma nova fase livre de dívidas do Fies, com a possibilidade de retomar os estudos ou finalizar um ciclo importante na formação profissional e pessoal.