X

Desconto para dívidas do Fies até final de maio pelo programa Desenrola

FIES MEC - Foto Agência Brasil

A oportunidade de ouro para milhares de estudantes brasileiros que enfrentam dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está nas últimas semanas de disponibilidade. O programa Desenrola Fies, uma iniciativa do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promete abater até 99% das dívidas acumuladas, com o prazo final marcado para o dia 30 de maio deste ano.

O Caminho para a Renegociação

Esta chance inédita visa auxiliar ex-alunos que, por diversos motivos, encontraram-se incapacitados de honrar seus compromissos financeiros com o Fies, incluindo contratos firmados até o ano de 2017. A renegociação deve ser efetivada diretamente com os agentes financeiros, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, facilitando o processo para os interessados.

Estratégias de Abatimento

O programa Desenrola Fies apresenta uma estrutura escalonada de descontos, ajustada conforme a situação específica de cada beneficiário. A proposta inclui reduções significativas nos juros e no capital devido, visando reintegrar estudantes à condição de adimplência de maneira justa e acessível.

Impactos e Expectativas

Relacionadas

Desde seu lançamento, o Desenrola Fies já possibilitou a renegociação de mais de R$ 10 bilhões em dívidas, impactando positivamente tanto a vida financeira dos estudantes quanto o caixa do governo. Com o deadline se aproximando, aumentam as expectativas por uma corrida final de adesões ao programa.

Instruções para Adesão

Para se beneficiar da renegociação, os estudantes devem procurar a Caixa ou o Banco do Brasil por meio de seus serviços digitais ou canais de atendimento. Esse procedimento visa descomplicar o processo, evitando filas e esperas desnecessárias.

Em um momento de retomada econômica e desafios contínuos, a medida surge como um respiro para muitos que veem na educação a chave para um futuro promissor. Encarado como um gesto de compreensão e apoio, o Desenrola Fies se estabelece como um marco na política educacional e financeira do país.