X

Quais trabalhadores podem receber os valores liberados no FGTS

rafapress/Shutterstock.com

A era digital continua a facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros, especialmente quando se trata de acessar benefícios trabalhistas como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Graças ao lançamento da versão atualizada do aplicativo do FGTS, disponível gratuitamente para usuários de Android e iOS, os beneficiários podem agora realizar saques diretamente de seus dispositivos móveis, sem a necessidade de visitar uma agência da Caixa Econômica Federal. Este guia passo a passo destina-se a simplificar o processo de saque do FGTS pelo aplicativo, garantindo que trabalhadores de diversas categorias possam acessar seus fundos com agilidade, segurança e conforto.

Quem Está Elegível Para o Saque?

O direito ao saque do FGTS abrange uma ampla gama de trabalhadores, incluindo aqueles regidos pela CLT, além de domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros, atletas profissionais e diretores não empregados, dependendo das políticas do empregador.

Modalidades de Saque Disponíveis

Saque-Rescisão: Disponível para trabalhadores dispensados sem justa causa, esta modalidade permite o saque total do FGTS acumulado.

Saque-Aniversário: Uma opção que permite ao trabalhador sacar parte do saldo do FGTS perto do seu aniversário, com limitações caso haja demissão.

Saque Aposentadoria: Concedido aos trabalhadores que alcançaram a aposentadoria.

Como Proceder com o Saque Digital

1. Instalação do App FGTS: Primeiramente, baixe e instale o aplicativo do FGTS em seu smartphone, através das lojas digitais de aplicativos.

2. Solicitação de Saque: Dentro do aplicativo, os usuários podem facilmente solicitar o saque, escolhendo a modalidade desejada e indicando uma conta bancária para o depósito dos valores, sem custos adicionais.

Relacionadas

3. Consulta de Saldo e Documentação: O app também permite verificar o saldo do FGTS, atualizar dados cadastrais e enviar documentação necessária para o processo de saque, tudo isso de forma digital.

4. Recebimento dos Valores: Uma vez processada a solicitação, o valor será creditado na conta indicada em até 5 dias úteis, condicionado à regularidade dos documentos e dos dados fornecidos.

Saque Presencial Como Alternativa

Para aqueles que preferem ou necessitam realizar o saque de forma presencial, o FGTS ainda pode ser acessado em agências da Caixa ou em casas lotéricas, seguindo as orientações tradicionais para este processo.

Esta nova modalidade de saque digital não apenas agiliza o acesso aos recursos do FGTS para milhões de trabalhadores, mas também representa um avanço significativo na digitalização de serviços bancários e governamentais, proporcionando maior comodidade e eficiência no manejo de fundos trabalhistas.

Calendário de pagamentos do Saque-aniversário do FGTS

Nascidos em janeiro: de 2 de janeiro a 29 de março
Nascidos em fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril
Nascidos em março: de 1º de março a 31 de maio
Nascidos em abril: de 1º de abril a 28 de junho
Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho
Nascidos em junho: de 3 de junho a 30 de agosto
Nascidos em julho: de 1º de julho a 30 de setembro
Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro
Nascidos em setembro: de 2 de setembro a 30 de novembro
Nascidos em outubro: de 1º de outubro a 29 de dezembro
Nascidos em novembro: de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
Nascidos em dezembro: de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025