X

FGTS e PIS: Caixa Econômica Federal e Correios firmam parceria para ampliar acesso a serviços financeiros

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em um movimento estratégico para ampliar o acesso da população a serviços financeiros e sociais, os Correios e a Caixa Econômica Federal anunciaram uma parceria inédita. Agora, serviços tradicionalmente vinculados à Caixa, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o seguro-desemprego e o Programa de Integração Social (PIS), estarão disponíveis nas agências dos Correios por todo o Brasil.

Carlos Vieira, presidente da Caixa, e Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, assinaram o acordo que também viabiliza o envio e a retirada de encomendas em casas lotéricas. Esta colaboração representa um passo significativo na direção de uma maior integração dos serviços oferecidos pelas estatais, promovendo a conveniência e a eficiência para o cidadão brasileiro.

Serviços Disponibilizados:

Através deste acordo, os clientes da Caixa poderão usufruir de atendimento por videoconferência diretamente nas unidades dos Correios, contando com serviços de atualização cadastral, desbloqueio de senhas, consultas, autorização de saque de benefícios sociais e orientações sobre abono salarial, FGTS, seguro-desemprego e INSS.

Expansão do Atendimento:

A integração dos serviços da Caixa nos Correios já foi colocada à prova em uma fase de teste na agência postal de Peixe-Boi, no Pará, desde 12 de março. Com o sucesso inicial, a meta é estender o serviço a todas as unidades dos Correios até o final do ano, com especial atenção às localidades que não contam com pontos de atendimento da Caixa.

Além disso, 500 dos 13 mil correspondentes bancários da Caixa já estão aptos a receber encomendas dos Correios, ampliando a rede de atendimento e facilitando a vida dos cidadãos.

Compartilhamento de Imóveis:

Outro aspecto da parceria é o compartilhamento de imóveis entre as duas instituições, visando a recuperação e modernização de propriedades da União. Esse aspecto não apenas otimiza os recursos disponíveis, mas também expande a presença física tanto da Caixa quanto dos Correios, melhorando a oferta de serviços.

Este acordo promete ser um marco na prestação de serviços públicos no Brasil, unindo a capilaridade dos Correios com a expertise financeira da Caixa. Ao eliminar barreiras físicas e burocráticas, espera-se que mais brasileiros tenham acesso facilitado a serviços essenciais, reforçando o compromisso das instituições com o desenvolvimento social e econômico do país.

Relacionadas

Saque-Aniversário do FGTS

Instituído pela Lei 13.932/19, o Saque-Aniversário do FGTS permite ao trabalhador realizar o saque de parte do saldo de sua conta do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário.

A adesão ao Saque-Aniversário é opcional. Quem não optar pela adesão permanece na sistemática padrão, que é o Saque-Rescisão. A CAIXA alerta que é importante conhecer as características de cada modalidade ao optar pelo Saque-Aniversário:

Saque-Rescisão

Sistemática na qual o trabalhador, quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida. Trata-se da modalidade padrão em que o trabalhador ingressa no FGTS.

Saque-Aniversário

Sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.