X

Nova plataforma digital otimiza acesso a programas de assistência social do CadÚnico

fabrother2/Shutterstock.com

A inovação tecnológica chega como uma aliada da inclusão social no Brasil com o lançamento de uma nova ferramenta digital: o aplicativo CadÚnico. Esta plataforma tem como principal objetivo facilitar o acesso dos cidadãos brasileiros a uma série de programas sociais, oferecendo uma ponte vital para aqueles em situação de vulnerabilidade econômica. Este movimento faz parte de uma estratégia mais ampla do governo federal para promover a adoção digital e garantir que os benefícios sociais cheguem a quem realmente precisa.

O aplicativo serve como um canal direto onde os usuários podem solicitar sua inclusão em diversos programas de assistência, além de permitir a atualização de dados cadastrais e o acompanhamento de solicitações em tempo real. Outra funcionalidade importante é a capacidade de localizar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximos, essenciais para o processo de validação de documentos e conclusão do cadastro.

Para começar a usar o aplicativo, basta baixá-lo através da loja de aplicativos do smartphone, buscando por “CadÚnico”. Após o download, os usuários precisam realizar um cadastro inicial na plataforma. No entanto, é importante destacar que, apesar da comodidade do processo inicial online, uma visita a um CRAS se faz necessária para a validação de documentos do titular e de seus dependentes, se houver. Os documentos necessários incluem RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e comprovante de renda.

O Cadastro Único é um grande mapa das famílias de baixa renda no Brasil. Ele mostra ao governo quem essas famílias são, como elas vivem e do que elas precisam para melhorar suas vidas.

Por que é importante fazer o cadastro?

Porque com o Cadastro Único, as famílias de baixa renda podem receber benefícios sociais, como: o Bolsa Família e desconto na conta de luz. Os benefícios variam de acordo com cada família cadastrada.

Quem pode se cadastrar?


As famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único.

Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.

Fique atento! O cadastramento leva em conta se as famílias fazem parte de povos e comunidades tradicionais ou de grupos específicos. Entre eles, estão: indígenas, quilombolas, ribeirinhos e população em situação de rua. Afinal, o lema do Cadastro Único é “Conhecer para incluir”.

Quem mora sozinho pode se cadastrar?


Pessoas que moram sozinhas podem se cadastrar, sim.

Relacionadas

Mas então por que o governo está avaliando os cadastros de quem mora sozinho?

Acontece que, no ano passado, muita gente se cadastrou dizendo que mora sozinha, mas mora com a família. Isso é muito ruim, porque famílias que precisam ficam sem o benefício, enquanto outras recebem duas vezes.

Se você se cadastrou sozinho, mas mora com sua família, clique aqui ou baixe o aplicativo do Cadastro Único e cancele o seu cadastro. É necessário clicar em “Consulta Completa”, fazer o login “gov.br” e depois clicar em “Cancele o seu cadastro”.

Se você mora sozinho mesmo, procure o posto de atendimento do Cadastro Único na sua cidade para atualizar seus dados.

Como eu faço para me cadastrar?


Qualquer família de baixa renda pode se cadastrar no Cadastro Único, é de graça!

O cadastro é feito pessoalmente, num posto de atendimento na cidade onde a família mora.

O responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para fazer o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas da família que moram com ela. É importante levar os CPFs de todos e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.

Cada pessoa deve estar cadastrada com a sua família.

Esta iniciativa não só promete aumentar a eficiência na gestão dos programas sociais como também representa um passo significativo na luta contra a exclusão social no país, garantindo que o acesso às políticas de assistência seja tão inclusivo quanto possível.