X

Alunos da rede pública ganham 11 medalhas em torneio de xadrez em Saquarema; campeões vão ao Estadual

A 1ª etapa do Circuito Regional Escolar de Xadrez, que aconteceu em abril no distrito de Bacaxá, em Saquarema, na Baixada Litorânea do Rio, teve como destaque a participação vencedora de alunos do Conexão do Futuro — programa da rede municipal que além de xadrez, oferece aulas de música, robótica, línguas, dança e outros. Com cerca de 50 alunos participantes, eles conquistaram 11 medalhas: quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze.

Entre os medalhistas, o menino João Pedro Anchieta, de 12 anos, não se limitou ao pódio pela categoria sub-12, como também participou de uma apresentação da música “Jogo de Xadrez”, de Paulinho Nogueira. Ambos os dons começaram a ser desenvolvidos no Conexão do Futuro, desde 2022, quando João entrou para o ensino público.

— O torneio contou com a participação de escolas e clubes federados de xadrez, mas nossos alunos competiram em pé de igualdade com eles, mostrando que o trabalho desenvolvido em Saquarema está no mesmo nível das melhores instituições da região — afirma Eduardo Teixeira, coordenador de xadrez do projeto, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (IDPI).

Relacionadas

Os campeões da primeira etapa já estão classificados para o Campeonato Estadual de Xadrez, que acontece em novembro, em Nova Friburgo. Enquanto os medalhistas que ocuparam o segundo e o terceiro lugar têm vaga garantida na etapa final do circuito escolar.

— Durante a preparação das mais de seis turmas do Conexão, oferecemos aulas não só de xadrez, mas de preparação psicológica. Agora, estamos de olho no Estadual, um marco para os alunos de Saquarema — completa Teixeira.

*Estagiário sob supervisão de Giampaolo Morgado Braga.