Golpes aplicados por criminosos no INSS: saiba como evitar

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Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) frequentemente se tornam alvos de golpistas que utilizam diversas táticas para obter informações pessoais e financeiras. Com o aumento desses casos, é essencial que os segurados estejam informados sobre como esses golpes são realizados e as melhores práticas para evitá-los.

Principais Golpes e Medidas Preventivas:

Golpe da Ligação para Agendamento de Perícia ou Informação de Exigência: Durante a pandemia, as perícias médicas precisaram ser remarcadas, e alguns golpistas aproveitaram essa oportunidade para fazer ligações falsas. Essas chamadas visam coletar documentos e dados pessoais. A recomendação é que os beneficiários solicitem que qualquer pedido do INSS seja formalizado através do sistema Meu INSS, o canal oficial para tais solicitações.

Golpe da Promessa de Valores Atrasados: Neste golpe, o estelionatário informa que o beneficiário tem direito a receber valores atrasados, mas para isso, uma “taxa” precisa ser paga. O INSS nunca cobra para liberar pagamentos de benefícios devidos. Qualquer solicitação de pagamento para liberar valores deve ser considerada uma tentativa de fraude.

Golpe do Benefício Bloqueado: O golpista alega que o benefício está bloqueado e solicita a confirmação de dados pessoais e bancários para desbloqueá-lo. É importante lembrar que o INSS já possui todos os dados cadastrais dos seus beneficiários e não realiza esse tipo de solicitação por telefone ou e-mail.

Golpe da Promessa de Aumentar o Valor do Benefício: Alguns fraudadores, posando como advogados, prometem aumentar o valor do benefício através de ações judiciais de revisão, muitas vezes em situações que não aplicam. É vital consultar apenas profissionais credenciados e desconfiar de promessas de aumentos rápidos ou garantidos.

Golpe com Link em Mensagem Falsa: Mensagens que incluem links e solicitam a atualização de dados cadastrais ou informam sobre pendências inexistentes são comuns. Esses links podem redirecionar o usuário para sites falsos, onde dados pessoais são coletados. Beneficiários devem evitar clicar em links suspeitos e sempre verificar as informações diretamente através do aplicativo ou site oficial do Meu INSS.

Como se Proteger:

Nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone, e-mail ou mensagens.

Use os canais oficiais do INSS para qualquer comunicação ou esclarecimento de dúvidas.

Mantenha o aplicativo Meu INSS atualizado e monitore regularmente suas informações e requerimentos.

Ao seguir estas orientações, os beneficiários do INSS podem proteger-se contra fraudes e garantir que seus direitos e benefícios sejam preservados de forma segura.

INSS alerta segurados sobre o golpe da prova de vida online

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o maior distribuidor de renda do país, proporcionando cidadania e segurança financeira para mais de 39 milhões de brasileiros e brasileiras. Mas, além de se preocupar na concessão e manutenção de um gigantesco contingente de benefícios, o órgão também mantém no radar o combate aos golpistas, que usam das mais variadas artimanhas para ludibriar a boa-fé dos segurados e seguradas da Previdência Social.

Os golpes são mais diversos, sendo utilizadas, na maioria das vezes, ferramentas virtuais, como mensagens de SMS, WhatsApp e telefonemas, quase sempre oferecendo vantagens e ganhos inexistentes. Um desses golpes rotineiramente aplicados é o da prova de vida online. Nele, os criminosos telefonam para aposentados e pensionistas alertando sobre a suposta necessidade de realizar o procedimento de forma digital. Alegam que é uma nova modalidade adotada pelo INSS.

No passo seguinte, o criminoso, que se passa por atendente do INSS, pede para a vítima confirmar os dados pessoais e bancários. Depois, solicita o envio de uma foto atualizada e dos documentos digitalizados, gerando margem para um golpe pelo WhatsApp. De posse dos dados confirmados e a foto do documento, o criminoso terá mais facilidade para agir e executar a fraude financeira.

Gerente da maior Agência da Previdência Social (APS) no Acre, a unidade Rio Branco, Ocian Florêncio destaca que os golpes prejudicam os aposentados e pensionistas, que, na maioria das vezes, são induzidos pelas facilidades oferecidas pelos golpistas. “Temos uma clientela idosa. Muitos não têm habilidade com as ferramentas tecnológicas e terminam sendo presas fáceis para os criminosos”, diz.

Ocian Florêncio recomenda que os segurados do INSS não aceitem os contatos como verdadeiros. “Sempre que receber telefonema, SMS, mensagem de WhatsApp e e-mail tratando de assuntos relacionados ao INSS, o melhor caminho é não informar os seus dados. Se tiver dúvidas, procure os nossos canais oficiais, como a Central 135, ou aplicativo Meu INSS. Ou peça ajuda a um familiar ou amigo de confiança”, recomenda Florêncio.