José Padilha, diretor de Tropa de Elite, comove americanos com curta-metragem antiarmamentista; veja

A última empreitada do brasileiro José Padilha, diretor de “Tropa de Elite” e de episódios da série “Narcos” segue, agora, um caminho antiarmamentista – e tem emocionado norte-americanos país afora. Trata-se de um comercial intitulado “American Cancer Story” e conecta a primeira e terceira causa de morte infantil dos Estados Unidos: armas de fogo e câncer, respectivamente.

Nicole Kidman: Cinco diretores explicam por que atriz é tão especial

Depois do anúncio de reboot: elenco de ‘A bruxa de Blair’ pede compensações financeiras pelo sucesso do longa

Baseado em dados do Centro de Controle de Doenças (CDC) e encomendado pela ONG Change the Ref, que luta contra a violência armada no país, o curta-metragem conta a história de uma menina que precisa largar a escola para tratar um câncer. O retorno dela às aulas, porém, é surpreendente. Até o momento, há houve três milhões de visualizações no YouTube. Veja abaixo (atenção: o vídeo contém imagens sensíveis).

“Espero que toque a todos para que possamos ajudar a mudar a história para as crianças na América”, disse o diretor na época do lançamento, dias antes dos 25 anos do atentado em Columbine,

Conhecido como Massacre em Columbine, a tragédia aconteceu em 20 de abril de 1999 na Columbine High School, em Columbine, no Colorado. Os alunos Eric Harris e Dylan Klebold mataram 12 outros estudantes e um professor. Vinte e uma pessoas ficaram feridas na escola e outras três também se machucaram enquanto eles tentavam fugir. Encurralados e depois de uma intensa troca de tiros com a polícia, os dois cometeram suicídio dentro do colégio. O ataque foi altamente planejado e incluiu, além de pesado armamento, o uso de bombas para afastar policiais e bombeiros.

Além de Padilha, o projeto tem trilha sonora original de James Valentine, guitarrista do Maroon 5. A produção é do brasileiro Douglas Costa.