X

Onda de calor prolongada pode atingir centro-sul do Brasil até início de Maio

Imagem MixVale

A quarta onda de calor do ano, inicialmente prevista para terminar nesta semana, deve persistir até a segunda semana de maio, conforme indicações da Climatempo. Este fenômeno climático tem elevado significativamente as temperaturas, principalmente no Centro-Sul do Brasil, com estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul do Mato Grosso experimentando temperaturas mais de 5°C acima das médias usuais.

Esta onda de calor, que se iniciou em 22 de abril, é resultado de uma área de alta pressão que tem bloqueado o avanço das frentes frias para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. “O calor intenso deve persistir, uma vez que as frentes frias não conseguem progredir pelo continente, sendo desviadas para o oceano”, explica Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia.

Relacionadas

Durante este período, algumas capitais como Rio de Janeiro e Porto Alegre podem registrar temperaturas excepcionalmente altas, com máximas que podem chegar a 35°C e 33°C, respectivamente, ultrapassando em até 7°C as médias típicas para esta época do ano. O país deve enfrentar dois picos de calor durante esta onda, com o primeiro já nesta semana afetando principalmente o Sul e o Sudeste, e um segundo pico previsto para o final da próxima semana, que deve afetar extensivamente as regiões do Centro-Oeste e do Sul.

O fenômeno das ondas de calor ocorre quando massas de ar quente e seco se intensificam devido à presença de bloqueios atmosféricos, que são circulações de ventos em altas altitudes que impedem o avanço das frentes frias, forçando-as a deslocar-se diretamente para o oceano, conforme detalhado por Sassaki.