X

Rede Cinesystem assume cinemas do Espaço Itaú a partir desta quarta-feira

O circuito cinematográfico brasileiro passa por uma transformação com a saída do Itaú Unibanco da operação de salas de cinema em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília, a partir de hoje. O banco vendeu sua participação na rede de Adhemar Oliveira, e a programação dos locais que eram do grupo Espaço Itaú de Cinema passa a ser administrada pela Cinesystem, rede originária do Paraná.

Madonna: Em primeira visita ao Rio, cantora usou peruca para visitar o Corcovado, mas acabou identificada; veja foto

Anne Hathaway namora músico jovem à la Harry Styles em novo filme: ‘A onda das boybands não me pegou’

Agora oficializada, a venda da operação era alvo de especulação desde fevereiro, quando foi anunciada pela coluna de Ancelmo Gois no GLOBO. A Cinesystem assume a administração das salas Espaço Itaú de Cinema Botafogo, no Rio, Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca e Pompeia, em São Paulo, e Espaço Itaú de Cinema Casa Park, em Brasília, que passam a se chamar Cinesystem Botafogo, Cinesystem Frei Caneca, Cinesystem Pompeia e Cinesystem Brasília. Ao todo, a Cinesystem cuida de 180 salas em 27 cinemas de 11 estados do país.

A sala do Espaço de Cinema da Rua Augusta, em São Paulo, segue nas mãos de Adhemar Oliveira, que deixa as outras quatro salas que comandava em parceria com o banco. O exibidor também mantém a administração das salas Cine Sala, também em São Paulo, Cine Belas Artes, em Belo Horizonte, Cinema Glauber Rocha, em Salvador, e Espaço de Cinema Bourbon Country, em Porto Alegre.

Relacionadas

Mudança de foco

Nos últimos anos, o Itaú Unibanco vinha dando indicativos de que deixaria a operação de salas de cinema para focar seus investimentos no patrocínio de projetos audiovisuais específicos, no Instituto Itaú Cultural e na plataforma de streaming Itaú Cultural Play. Em 2021, o Espaço Itaú já havia fechado 17 salas em três capitais (Salvador, Curitiba e Porto Alegre).

Procurados pelo GLOBO, Itaú Unibanco, Adhemar Oliveira e Cinesystem afirmaram que não iriam se manifestar oficialmente sobre a operação. A rede paranaense, no entanto, já encaminhou a programação das quatro salas com os filmes que estarão em cartaz a partir de amanhã.

Ainda não está claro se haverá mudanças no quadro de funcionários e no tipo de operação. O Espaço de Cinema ficou conhecido por ocupar salas de exibição na rua e mesclar filmes de arte com produções mais comerciais, dedicando espaço importante ao cinema nacional, enquanto que, em sua maioria, a operação do Cinesystem conta com cinemas de shoppings de viés mais comercial.