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‘Inflação Madonna’: preços na orla de Copacabana sobem mais que no réveillon e reservas em quiosques chegam a custar R$ 4 mil 

A contagem regressiva para o show de Madonna na Praia de Copacabana, neste sábado, já começou. Com isso, a procura por um espacinho para ver a rainha mais de perto aumenta a cada hora, assim como os valores de serviços ofertados na orla da praia. Em clima de réveillon, quiosques que ficam em frente ao palco se preparam para receber turistas vindos do mundo todo. O GLOBO apurou que as reservas para as festas privadas, com vista privilegiada para o evento, custam entre R$ 250 e R$ 4 mil por pessoa. A localização é um diferencial para os turistas que vêm ao Rio pela primeira vez. Quanto mais perto do palco, melhor.

A contagem regressiva para o show de Madonna na Praia de Copacabana, neste sábado, já começou. Com isso, a procura por um espacinho para ver a rainha mais de perto aumenta a cada hora, assim como os valores de serviços ofertados na orla da praia. Em clima de réveillon, quiosques que ficam em frente ao palco se preparam para receber turistas vindos do mundo todo. O GLOBO apurou que as reservas para as festas privadas, com vista privilegiada para o evento, custam entre R$ 250 e R$ 4 mil por pessoa. A localização é um diferencial para

Na areia, barraqueiros estão fazendo reservas de cadeiras por R$ 20 — se alugadas com antecedência—, podendo custar até R$ 70 no dia do show. Até os ambulantes estão se valendo do efeito da “inflação Madonna” para faturar. A água de coco, que em média custa R$ 8, está sendo vendida por até R$ 20. Já a caipirinha de R$ 15 passou a valer de R$ 30 a R$ 35. Outra novidade que chegou à orla são as vendas de adereços para o show: faixas, camisas, bolsas. Mas os preços salgados chamam atenção dos fãs de fora da cidade que se aventuram a explorar o bairro enquanto esperam o grande dia.

A advogada Sandra Kadrinick, de 35 anos, mora no Rio Grande do Sul e veio para o Rio apenas para ver o show no sábado. Ela conta que esta é a sua terceira visita à capital e que logo que desembarcou em Copacabana na segunda-feira sentiu a diferença nos preços.

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— Estive na cidade no réveillon e paguei bem menos do que estou pagando agora. Tenho a impressão de que, por ser um show internacional, os vendedores e comerciantes estão aproveitando para faturar um pouco mais. Até entendo que seja uma oportunidade de negócio para eles. No entanto, é o nosso bolso que sofre por isso. Vale tudo pela diva, não é mesmo? Até pagar um pouco mais caro — brincou a advogada.

Os laços para cabeça com os dizeres “I love Madonna” custam de R$ 20 a R$ 25 reais e são fáceis de serem encontrados no calçadão. Já as faixas com o nome da cantora, feitas de lantejoulas, são um pouco mais em conta, custando em torno de R$ 15. A vendedora Maria da Graça dos Santos diz que desde o anúncio da passagem da turnê da cantora pelo Rio as vendas mais que dobraram.

— Eu sempre vendo produtos que são do interesse do público. No Ano-novo, por exemplo, foram taças de plásticos e flores. No fim da queima de fogos, já tinha faturado uns R$ 3 mil. Agora, com o show, estou vendendo adereços. E, faltando ainda dois dias para o grande dia, já fiz pouco mais de R$ 6 mil. Até ela (Madonna) entrar no palco devo vender ainda mais — comemorou Maria.

Para evitar que os consumidores sejam passados para trás e paguem preços abusivos em hotéis, em quiosques e em outros pontos de consumo na cidade, o Procon-RJ tem feito ações de orientação e fiscalização. Nesta semana, o órgão montou estandes nos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim e fará, ainda, rondas pela orla de Copacabana até sexta-feira (3). Sábado, no dia do show, haverá um plantão das 10h às 19h para dúvidas e mediações de eventuais questões que consumidores enfrentem. O contato deverá ser feito pelos telefones (21) 99371-9647 e (21) 99332-8289 e ou pelo e-mail procontur@procon.rj.gov.br.