X

Governo do Rio realiza programação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes; confira

O Governo do Rio vai realizar uma programação de atividades de sensibilização e diálogo contra a violência sexual praticada na infância e adolescência. A parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos com a CCR Barcas e o VLT distribuirá folders informativos e terá momentos de beleza para as passageiras dos transportes públicos.

Jacaré aparece em prédio na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio; veja vídeos

Última mensagem enviada pelo celular de advogada desaparecida aos filhos foi de despedida: ‘Estou longe. Fui embora do Brasil’

Nesta quarta-feira (22), a estação das barcas, na Praça XV, é a primeira a receber as ações. Já na quinta-feira (23), a programação acontece no Terminal Gentileza do VLT. Nos locais, será incentivado o diálogo sobre a temática por meio de uma equipe multidisciplinar que abrange a Coordenação de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do SUAS e o Programa Empoderadas.

— Todos nós, Governo e sociedade civil, precisamos estar atentos aos sinais das nossas crianças e adolescentes. Um dos maiores problemas do crime sexual para essa faixa etária é a sub notificação. É extremamente importante que se denuncie, que se busque ajuda, e que todos saibam que existe uma rede de acolhimento em nosso estado. Por isso, é tão importante difundirmos essa informação — destaca Rosangela Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Confira programação completa:

Barcas Praça XV no dia 22 de maio: ação de conscientização e serviços de beleza das 7h às 11h30;

Centro Administrativo do Metrô Rio no dia 22 de maio: encontro da Coordenação de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente às 14h;

Relacionadas

Unigranrio de Nova Iguaçu no dia 22 de maio: workshop empoderadas das 18h às 20h30;

Terminal Gentileza (VLT) no dia 23 de maio: ação de conscientização e serviços de beleza das 7h às 12h;

Colégio Estadual Professor Fonseca (Araruama) no dia 23 de maio: ação não especificada.

Segundo o Governo Estadual, além das atividades, durante todo o mês de maio estão sendo realizadas “palestras com jovens, capacitação de estudantes de Direito, encontros com rede comunitária e técnicos dos municípios fluminenses”.

Ainda conforme o Governo, no dia 29, está programado o evento “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: avanços, retrocessos e perspectivas”, com a proposta de debater o tema entre profissionais que trabalham com essa temática. O encontro reunirá representantes do Governo do Estado, Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI), Prefeitura do Rio, Ministério Público, Defensoria Pública e Ministério Público do Trabalho.

Dados no Rio

No Rio de Janeiro, dados do Instituto de Segurança Pública, mostram que 3.762 crianças e adolescentes foram vítimas de estupro no estado em 2023. Isso corresponde a 40% de todos os casos registrados no ano, destes 3.182 eram meninas e 572 meninos.

Dados da Safernet, ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet, indicam que, só em 2023, foram 71.867 novas denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online. Segundo a ONG, o número é recorde de novas denúncias ao longo dos 18 anos de funcionamento da Central de Denúncias de Crimes Cibernéticos.