X

Agências do INSS no Rio terão salas sensoriais para pessoas do espectro autista

Três agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio terão salas multissensoriais para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A estrutura deve servir para melhorar a análise social e de perícia médica dos pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

A primeira agência a receber o ambiente adaptado será a da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio. O implementação foi anunciada no ano passado mas, segundo o INSS, a sala está em estágio final de preparação e montagem.

Os outros espaços sensoriais serão instalados na agência de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e no Bairro de Fátima, em Niterói, na Região Metropolitana. As datas de inauguração ainda não foram divulgadas.

Relacionadas

Os endereços fazem parte de uma lista de 15 agências da Previdência Social em diferentes estados que devem receber as salas multissensoriais.

Os ambientes serão projetados e equipados com brinquedos, livros, iluminação regulável e outros elementos sensoriais, numa tentativa do governo de criar um espaço mais acolhedor e adaptado às necessidades das pessoas com TEA.

A iniciativa é financiada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Além das salas, serão distribuídos 800 kits itinerantes com materiais como brinquedos, livros, tapete emborrachado e abafador de som. Os equipamentos serão utilizados pelas equipes de assistentes sociais nas unidades sem as adaptações para suporte aos segurados impactados pelo excesso de estímulos sensoriais.