Últimas Notícias

Mais de 1.300 presos da região farão prova do Enem




Mais de 1.300 presos da região farão a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 13 e 14 dezembro. As provas serão aplicadas em 10 presídios para 1.363 reeducandos nas unidades que ficam nos municípios de Caraguatatuba, Potim, São José dos Campos, Tremembé e Taubaté.

O número mais alto é registrado na Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, onde 410 presas estão inscritas para a realização do exame. Só no sistema prisional paulista, serão 15.855 pessoas presas que farão as provas em 155 presídios, o equivalente a 93,37% do total de unidades.

Assim como a prova que aconteceu no início de novembro para estudantes do Brasil inteiro, o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade) é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A prova exige o mesmo conteúdo do exame feito para as pessoas que estão em liberdade. A diferença é o local da aplicação da prova, que neste caso é realizada nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional de cada unidade federativa do Brasil.

O exame pode servir para obter o certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo. Além disso, os inscritos podem concorrer a uma vaga de curso de ensino superior pelo Sisu ou Prouni.

Para a preparação deste ano, a maioria das unidades prisionais participantes possui grupos de estudo coordenados por monitores da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e por professores das escolas vinculadas.


To Top